O Jornal da Fan e o Portal Fan F1 tiveram acesso com exclusividade a uma planilha que mostra uma lista de ônibus do grupo Modelo, a qual confirma que parte dos veículos está circulando em Aracaju acima do tempo de 12 anos de vida útil, conforme determina o Decreto n° 8042/20258, publicado pela prefeitura no dia 10 de março.
Segundo a planilha, 24 ônibus da empresa que compõe a frota do transporte público em Aracaju tem ano de fabricação entre 2008 e 2012 ( de 13 a 17 anos de vida). Conforme decreto publicado pela prefeitura – o qual determina que apenas veículos com vida útil máxima de 12 anos para ônibus a combustão – estes veículos deveriam ter saído de circulação desde o último dia 10 de abril, fim do prazo dado pela gestão para readequação das empresas.
Porém, vídeos registrados por ouvintes e enviados à produção do Jornal da Fan, mostram que os veículos seguem sendo utilizados pela empresa.
As imagens mostram os veículos 8002 (fabricação 2009/2010); 8009 (fabricação 2009/2010); 9011 (fabricação 2011/2012) e 8310 (fabricação 2009/2009), todos circulando com idade acima do permitido.
Sobre estes casos, o superintendente municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Nelson Felipe, enviou um posicionamento por meio de nota.
“Até poucos dias tinham alguns poucos veículos circulando com idade acima de 12 anos. Especificamente neste apontado – 2010, 2009,2008, desde há um bom tempo não circulam mais, a não ser que a empresa tenha praticado algum ato de desobediência”, disse Nelson.
“Quanto as empresas de 12 anos e meses, a empresa já foi notificada da urgência em substituí-los, sob pena de perder a linha onde eles rodam. Assim sendo logo em breve não haverá nenhum ônibus nem com a idade mínima em doze anos”, reforçou o superintendete.