A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe iniciou uma nova estratégia de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), voltada para jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam o imunizante. A ação visa ampliar a cobertura vacinal e prevenir diversos tipos de câncer associados ao vírus, como os de colo do útero, vulva, vagina, ânus, orofaringe e pênis.
A estimativa da SES é alcançar 26.535 adolescentes, o que representa cerca de 15% do público-alvo ainda não imunizado no estado. Inicialmente, a mobilização está concentrada nos municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, onde há maior concentração de jovens não vacinados.
Segundo a gerente de Imunização da SES, Illani Paulina, a iniciativa segue a recomendação do Ministério da Saúde, que preconiza ações específicas para resgatar a vacinação de adolescentes que perderam a oportunidade de se imunizar na faixa etária recomendada.
A vacina contra o HPV é mais eficaz quando aplicada antes do início da vida sexual, uma vez que o sistema imunológico das crianças responde melhor ao imunizante, produzindo maior quantidade de anticorpos e garantindo proteção mais duradoura. Além disso, a probabilidade de exposição prévia ao vírus é mínima nessa fase da vida.
Onde se vacinar
A vacina está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios sergipanos. Atualmente, o esquema vacinal recomendado é de dose única para meninos e meninas com idades entre 9 e 14 anos.