Três detentos do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, vieram a óbito nesta semana, entre os dias 22 e 23 de abril. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa do Consumidor (Sejuc) nesta sexta-feira, 25.
Segundo a Sejuc, o primeiro caso ocorreu na manhã da terça-feira, 22, quando um interno de 51 anos sofreu um mal súbito enquanto participava de uma partida de futebol com outros custodiados nas dependências do presídio. A equipe médica da unidade foi acionada e prestou os primeiros socorros, mas o detento não resistiu.
O segundo óbito foi registrado na manhã da última quarta-feira, 23, por volta das 6h20. Um interno de 78 anos foi encontrado dentro da cela, após um mal-estar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou a ausência de sinais vitais.
Ainda na manhã do dia 23, um terceiro interno, de 48 anos, foi encontrado sem vida na enfermaria do Copemcan. O custodiado estava sob acompanhamento médico em razão de um histórico de tentativa de suicídio.
De acordo com a Sejuc, em todos os casos, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para a remoção dos corpos e realização da perícia, conforme os procedimentos legais.