A Corrida Cidade de Aracaju que acontece neste sábado, 29, encerra a programação em comemoração aos 170 anos da capital. O Portal Fan F1 acompanhou a coletiva de imprensa sobre os últimos detalhes para evento nesta quinta-feira, 27. Dez mil atletas participarão da corrida, distribuídas entre os três percursos, 5km,10km e 24km. O destaque desta edição é a presença massiva das mulheres, que pela primeira vez serão maioria no evento.
Em entrevista, o secretário municipal de esportes, José Aquiles, afirmou destacou a participação feminina no evento.
“Olha, a gente fica muito feliz, porque o machismo no esporte é uma luta da sociedade, para que as mulheres possam ter acesso e o direito ao esporte. E este ano a gente fica muito feliz que superou as inscrições. Então as mulheres superaram as inscrições dos homens. E a gente fica muito feliz com isso, que o esporte é vida, o esporte é alegria, o esporte é a celebração da vida”, contou.
Na corrida, a maioria dos participantes são atletas de Sergipe, com 7960 inscrições. Os outros mais de 2 mil atletas são de estados vizinhos, como Bahia, Pernambuco e Alagoas. Todos os atletas envolvidos receberão medalhas de participação. Além disso, haverá premiação em dinheiro acima dos R$ 200 mil, distribuídos entre todas as categorias.


A prefeita Emília Corrêa também conversou com o Portal Fan F1 e destacou a participação de atletas de fora do estado na Corrida Cidade de Aracaju.
“É isso que é bonito de ver, né? Uma corrida que é referência no Nordeste, é uma corrida que hoje já tem já ganhou outros estados. Temos os turistas que certamente corredores que eles eles na verdade eles monitoram todo todo o país para ver onde tem corrida, porque quem é corredor não quer correr somente dentro de um local que que mora, mas quer correr também, porque é uma forma também de de interagir, de conhecer novas pessoas e conhecer novos atletas e de interagir com outros estados e assim foi o que a gente constatou nas inscrições”, destacou.
Para segurança serão mobilizadas equipes da Guarda Municipal, SMTT e Polícia Militar. No total serão 90 agentes da PM, 21 viaturas e 16 motos, que farão patrulhamento motorizado ao longo do percurso, bloqueios de trânsito com o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran). Além deles, 80 agentes da SMTT de Aracaju – com apoio da SMTT de São Cristóvão – também farão o controle do tráfego.
Na coletiva, foram explicadas também às mudanças voltadas ao trânsito. O percurso da corrida começa no Centro Histórico de São Cristóvão até a praça Fausto Cardoso, em Aracaju, onde os participantes irão cruzar a linha de chegada. O tenente Coronel Alison Cruz, assessor de comunicação da Polícia Militar, explicou como será feita a segurança do trajeto.
“A polícia militar de Sergipe estará garantindo a segurança de todos os participantes na 40ª corrida da cidade de Aracaju. Dividimos todos o percurso em três setores: da largada em São Cristóvão até a entrada do Eduardo Gomes, é o setor 1; do Eduardo Gomes, da entrada do conjunto Eduardo Gomes até a rotatória ali depois da UFS, é o setor 2; e o setor 3, da linda rotatória ali do condomínio Vitória, naquele entroncamento, naquela rotatória, até a Praça Fausto Cardoso, setor 3. Tudo isso monitorado com nossas equipes de trânsito, nosso Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual, nosso Batalhão de Trânsito que cuida da região metropolitana, que é o Bptran, e o nosso Getam que faz o moto patrulhamento irá fazer a varredura em todo o percurso. Iremos iniciar o bloqueio a partir das 14h, então a gente convida convida toda a população daquela região a reprogramar sua rotina, porque sábado será um dia especial”, afirmou.