Foto: Igor Matias/ ASN
Nesta terça-feira, 4, o Observatório do Trabalho, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), destacou os bons resultados alcançados por Sergipe no setor varejista, com base no Índice do Varejo Stone Restrito (IVS). O estado alcançou a segunda posição no ranking nacional de crescimento de vendas em dezembro de 2024, com uma variação positiva de 3,5% em comparação ao mesmo mês de 2023. O crescimento de Sergipe só ficou atrás de Roraima, que teve um aumento de 3,9%.
Além disso, o estado teve resultados expressivos ao longo de 2024, com destaque para os meses de outubro e novembro. Em outubro, Sergipe cresceu 6,3%, e, em novembro, obteve um crescimento ainda maior, de 8,4%. Esses números comprovam a recuperação e a expansão do setor varejista local, em uma trajetória que reflete o bom momento econômico que o estado vive.
O levantamento, realizado pela Stone em parceria com o Instituto Propague, mapeou as vendas de diversos segmentos do varejo, excluindo setores com comportamentos mais voláteis, como material de construção, veículos e peças, e atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo. Os segmentos analisados incluem artigos farmacêuticos, perfumaria, móveis, vestuário, calçados, combustíveis, entre outros.
A gerente de Estatísticas da Seteem, Gislaine Gois, destacou a importância deste estudo, enfatizando que os dados demonstram o crescimento sustentável do setor varejista sergipano nos últimos anos. “Este é mais um levantamento de informações econômicas que comprova os bons resultados alcançados pelo estado de Sergipe, desta vez, no segmento do varejo, que representa o volume de vendas de produtos em pequenas quantidades”, afirmou Gois.