Cidade
- Início •
- Blog
Coleta de lixo segue irregular em pontos de Aracaju; Emsurb diz que vai reestabelecer cronograma
Da redação
03/01/2025
Na manhã desta sexta-feira, 3, ouvintes do Jornal da Fan reclamaram da falta de coleta de lixo em certos pontos da capital, como na zona central e na zona norte de Aracaju.
A reportagem passou pela extensão entre o início da Avenida Maranhão e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e notou vários pontos de acúmulo de lixo no canteiro central. Um morador afirmou que ainda ontem, 2, a coleta de lixo passou pelo local onde um cratera se abriu e a coleta foi realizada. Segundo ele a coleta é realizada diariamente, porém na manhã já haviam novos pontos de lixo acumulado.
Ouvintes também fizeram reclamação de acúmulo de lixo no bairros São José e no Santo Antônio.
Além disso, a equipe de reportagem do Jornal da Fan passou pela rua Ribeirópolis no bairro Suíssa, e constatou a presença de alguns sacos de lixo. Uma senhora que passava no local afirmou que a coleta é feita a noite e havia passado na última quinta-feira, 2.
Em nota a Empresa Municipal de serviços Urbanos (Emsurb) informou que o cronograma de operação foi reajustado para priorizar áreas estratégicas, como a zona Norte.
“Hoje será concluída a coleta em bairros da zona Norte e Mosqueiro, que rotineiramente é efetuada às segundas, quartas e sextas, no período diurno, como o São Conrado, Jardim Centenário, São Carlos, Bugio, Santos Dumont, Soledade, Lamarão, Cidade Nova, Palestina, Porto Dantas, Bairro Industrial, além de áreas de difícil acesso, Orla, bem como pontos de descarte irregular”, disse o órgão.
Ainda nesta sexta, conforme cronograma operacional da empresa municipal, o serviço terá continuidade também no turno da noite no Cirurgia, Inácio Barbosa, 13 de Julho, Leite Neto, Luzia, Santo Antônio, São José, Siqueira Campos, Suíssa, Ponto Novo, Grageru, região central incluindo os calçadões.
Amanhã, 4, os caminhões coletores se concentrarão na zona Sul, que tem a coleta domiciliar realizada regularmente às terças, quintas e sábados. De acordo com a Emsurb, o cronograma deve ser reestabelecido a partir da próxima segunda-feira, 6.