Cidade
- Início •
- Blog
Diretor do Sindipetro explica processo de licitação para construção de plataformas no projeto 'Sergipe Águas Profundas'
Da redação
02/12/2024
Em entrevista ao Jornal da Fan desta segunda-feira, 2, o diretor do Sindicatos dos Petroleiros, Thiago Cardoso, falou sobre o anúncio da Petrobras, o qual confirma o início do processo de contratação para duas unidades de navios-plataformas no projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP).
“A modalidade vai ser na modalidade BOT, [mas] o que significa isso: A empresa ela constrói o navio, ela opera durante um tempo, geralmente de dois anos, ela faz essa operação aqui no Brasil, um trabalhador de tela, e aí nesses dois anos seria um período de transição para que ela possa passar operação para Petrobras e para trabalhadores brasileiros”, explicou Thiago.
De acordo com o direto do Sindipetro, caso não haja empresa interessada no processo licitatório, já há uma garantia da presidente do Petrobras, Magda Chambriand, de que a estatal utilizaria recursos próprios para a construção das plataformas. O prazo para a licitação é 14 de junho de 2025 e a vencedora deve entregar os navios à Petrobras até 2030.
“Então a gente espera que dessa vez a gente não tenha mais atrasos, que a gente possa realmente em 2030 poder ter essa produção. Mais um detalhe, em 15 de junho de 2025 realmente houver uma empresa capaz de assumir, de imediato a Petrobras vai ter que construir as regiões de gás, que são 138 km, que isso já vai trazer emprego para o nosso estado, isso vai ser importante para a nossa economia e vai movimentar bastante o nosso estado”, pontuou .