O dono de um estabelecimento, localizado na Avenida Maranhão, denunciou ao Jornal da Fan desta segunda-feira, 22, suposto abuso de autoridade por parte de agentes da Polícia Militar durante uma ação na noite deste domingo, 21.
Segundo ele, clientes bebiam na frente do local quando os agentes chegaram e iniciaram a abordagem. Porém, durante a ação, o dono alega que os policiais cometeram excessos na abordagem, proferiram xingamentos, agrediram os clientes e os mandaram embora.
“Vieram abordar os clientes na porta – minha loja é fechada, tem grade – só que vieram alterados demais, batendo nos clientes. Inclusive, minha mulher viu que os clientes estavam sem fazer nada, questionou a atitude deles, eles chamaram minha mulher de vagabunda. E depois, eles foram embora, mandaram outra guarnição para querer intimidar nós”, disse Etenisson, dono do estabelecimento.
Além disso, ele relatou ainda que os policiais não gostaram de estarem sendo filmados e começaram a mandar os clientes embora.
“Quando eles fizeram a abordagem – os primeiros que xingaram a minha mulher – fizeram a abordagem na ignorância para bater. Até então, tudo bem, ‘nós viu’ que não era com nós, aí ‘nós ficou’ de boa, mas ‘nós viu’ que tava errado e filmou. Eles acharam ruim que nós tava filmando, mandou os clientes embora. Aí quando minha mulher viu ele mandou os clientes indo embora, ela chegou e disse: não, não vai não. Por que vai embora? Os clientes estão fazendo o quê? Aí foi quando xingou minha mulher e começou as agressões da parte deles”,
Câmeras de segurança do estabelecimento e os próprios funcionários, indignados, registraram toda a ação. Nas imagens, é possível perceber toda ação, com os clientes sendo abordados e discussões entre os policiais e funcionários do estabelecimento.
O Portal Fan F1 entrou em contato com a Polícia Militar, que, em nota, informou que a abordagem ocorreu em uma gradação proporcional à gravidade da denúncia de tráfico de drogas, conforme histórico do Relatório de Ocorrência Policial (ROP).
“O ROP detalha que a ação da equipe do Batalhão de Radiopatrulha ocorreu após denúncias de cidadãos, que informaram aos policiais sobre a constante movimentação de pessoas em atitude suspeita no estabelecimento comercial em questão, relacionada a venda e o consumo de drogas”, foi exposto.
A corporação também ressaltou que estão sendo coletadas mais informações sobre o ocorrido para embasar o procedimento de apuração, visando proporcionar transparência da conduta adotada durante a referida ação.
“Reforçamos que a instituição tem investido em formação e capacitação da tropa, ressaltamos também a dedicação dos nossos policiais, que diariamente arriscam suas vidas para garantir a segurança da sociedade. No entanto, não compactuamos com abusos de qualquer natureza e estamos empenhados em assegurar que nossa conduta seja sempre justa, legal e transparente”, diz a nota.









