Saúde

  • Início •
  • Blog

Vacinação nas escolas continua em Aracaju; confira o cronograma da semana

Da Redação

01/04/2024


A vacinação nas instituições de ensino de toda comunidade escolar continua nesta semana. A primeira ação começou nesta segunda-feira, 1°, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Izabel Cristina Santos Silva, no bairro Centro.

Segundo a técnica do Programa Saúde na Escola (PSE), Aline Guimarães, a vacinação nas escolas é mais uma mobilização para  disponibilizar pontos acessíveis de imunização. 

“As escolas que recebem a ação se organizam previamente, com a indicação para que os pais ou responsáveis, sejam avisados e repassem as autorizações para que eles permitam que os alunos sejam vacinados. É feito um chamamento para toda comunidade escolar, numa mobilização de fomento à vacinação”, explicou.

Confira a programação da semana 

Segunda-feira, 1°
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Izabel Cristina Santos Silva,  bairro Centro

Terça-feira, 2
Local: Emef Dom José Vicente Távora, no Bairro Industrial, e Colégio de Ciências Pura e Aplicada (CCPA), no bairro Grageru

Quarta-feira, 3
Local: Emef Dr. Carvalho Neto, no bairro Novo Paraíso e no Colégio Sonho de Ícaro, no bairro São Conrado

Quinta-feira, 4
Local: Emef Santa Rita de Cássia, no bairro Novo Paraíso e no Colégio Jardins, no bairro Jardins

Sexta-feira, 5
Local: Emef Santa Rita de Cássia, no bairro Novo Paraíso; Escola Moriah, no bairro Coroa do Meio e; Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dom José Brandão de Castro, no bairro Ponto Novo  

Veja como funciona o cadastro para escolas particulares 

O cadastro de vacinação para as escolas da rede particular continua aberto e é feito a partir do preenchimento de formulário que está disponível no site da Prefeitura. Para o cadastro, a instituição de ensino, no ato do cadastro, deve informar e-mail, nome e endereço da escola, assim como nome do responsável e telefone para contato.

Assim que os formulários são recebidos, a equipe de saúde inicia o contato com as escolas, realizando o agendamento e a articulação do planejamento das ações. Durante o cadastro, também é disponibilizado o termo de autorização que deverá ser entregue aos pais ou responsáveis. 

Vacinas ofertadas

No dia agendado da ação, a equipe de saúde faz uma consulta no sistema de quais vacinas estão pendentes, a fim de atualizar a imunização daquela criança ou adolescente, e também dos profissionais da comunidade escolar. A técnica do PSE ressalta que para receber os imunizantes, pais e responsáveis precisam enviar o termo de autorização assinado. 

“São ofertadas nas escolas as vacinas de rotina, a exemplo de febre amarela, HPV, varicela, meningite, covid-19 e também as vacinas de campanha contra a influenza. Para receber os imunizantes, pais e responsáveis precisam enviar o termo de autorização assinado, além do cartão de vacina e documento da criança. Já para os adultos da comunidade escolar, basta apresentar o cartão de vacina e documento de identificação com foto”, destaca a técnica. 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1