Política

  • Início •
  • Blog

Jornal da Fan debate representatividade feminina com Katarina, Niully e Candisse

Da redação

08/03/2024


Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Jornal da Fan convidou as pré-candidatas à Prefeitura de Aracaju para debater sobre a ocupação dos espaços na política. Niully Campos (Psol), Candisse Carvalho (PT) e Katarina Feitoza (PSD) falaram sobre o assunto.

Essas mulheres, que já ocupam espaços de relevância, afirmaram que ainda existe um caminho extenso a percorrer para que a democracia representativa esteja em pé de igualdade, já que, por exemplo, das 513 vagas da Câmara Federal, apenas 91 são ocupadas por mulheres.

Uma dessas vagas é de Katarina Feitoza, eleita já quebrando um paradigma ao lado de Yandra Moura, sendo as primeiras mulheres a serem eleitas deputadas federais em Sergipe.

“Nós vivemos uma sub-representatividade, somos 52% da população brasileira, mas no parlamento chegamos a quase 18% de mulheres que ocupam as cadeiras de deputadas federais. Para você ter uma ideia. Desde a República para cá, se nós fossemos contar quantas mulheres foram deputadas federais, nós teríamos 355. Hoje, são 513 vagas ao todo. Então não encheria, não ocuparia todas as cadeiras do Parlamento. O nosso país é o pior da América do Sul, está em último lugar para representação feminina”, disse.

Assim também, Candisse Carvalho afirmou que essa falta de presença feminina não é apenas no Parlamento. “A gente tem 29 partidos políticos no país e em apenas seis, se eu não me engano, é que são presidentas. Então, na hora de a gente falar sobre essa questão de estereótipos, sempre subestimam a nossa capacidade e a gente não ocupa espaços de representatividade”, lembrou a petista.

Niully Campos também contribuiu com o debate e lembrou que a representatividade real é fundamental para que a classe política possa, finalmente, refletir os anseios da população. “Não há democracia com força, com substância, democracia real, democracia que represente a diversidade do povo, se nós mulheres não estivermos, efetivamente, no comando desses espaços para mudarmos o olhar e para mudarmos o jeito de fazer as políticas e, assim, entregarmos de fato uma transformação para a vida do povo”, completou.

As também pré-candidatas à Prefeitura de Aracaju: Emília Corrêa (PRD), Yandra Moura (União) e Danielle Garcia (MDB) foram convidadas para participar, mas um problema de agenda impediu a participação delas.

Confira o debate na íntegra.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1