Cidade
- Início •
- Blog
“Estamos aqui para fazer a nossa batalha no dia a dia”: margarida aracajuana fala da rotina e desafios como mulher
Da redação
08/03/2024
A margarida Maria Neuma dos Santos, de 43 anos, é um exemplo de mulher cuja rotina é multifacetada. Como muitas outras, ela tem de assumir diversas responsabilidades: dar conta de emprego, maternidade e vida pessoal. A jornada é dupla ou tripla, mas a competência não pode ser mencionada de forma contável.
Foi há 12 anos, quando iniciou em Aracaju o trabalho como margarida – profissional que atua na manutenção da limpeza pública – que firmou o compromisso de também garantir o bem-estar social.
“A minha rotina é levantar às 4 horas da manhã, fazer a marmita pra levar pro trabalho junto com meu esposo, que trabalha junto comigo, ajeitar a lancheira da menina, levar ela para a babá, e de lá eu vou trabalhar. É um trabalho que eu gosto, é divertido, mas a gente, nós mulheres, quando a gente chega em casa, temos outras coisas pra fazer”, disse ela.
Com o objetivo de quebrar expectativas sobre o trabalho que deveria exercer, ela encarou, apesar das críticas, atividades laborais que exigem bastante esforço físico. Antes de ser margarida, relembra, também já trabalhou em uma fábrica de cerâmicas.
“Muitos acham que, por a gente ser mulher, a gente não pode pegar uma enxada, não pode pegar uma coisa pesada, e dizem: ‘Isso aí é de homem, não é de mulher, você quer virar homem?’. Nós somos mulheres e estamos aqui para fazer a nossa batalha no dia a dia da gente, e mostrar que somos superiores a eles que falam isso”, completou.
As vozes externas que tentaram colocaram sua forma de viver a vida em uma caixa, diz Maria Neuma, sucumbiram ao seu desejo de trabalhar em um ambiente agradável com outras mulheres, além de propício para o auxílio mútuo.
“Todas aqui se ajudam. Logo no começo, falaram tanto que eu já estava até querendo desistir de trabalhar. No dia a dia, eu vi que não era nada do que falavam. Tenho 12 anos aqui e gosto muito do meu trabalho, é o meu ganha-pão”, finalizou.
Maria Neuma é margarida e mãe, mas, acima de tudo, uma mulher que pode almejar um leque de possibilidades e deve ter esse direito garantido.