Cidade

  • Início •
  • Blog

Preuni recebe inscrições até 1º de fevereiro, saiba quem pode participar

Da redação

31/01/2024


A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) informa que o processo seletivo para os estudantes interessados em cursar o programa Pré-Universitário (Preuni) está com inscrições abertas até as 23h59 da próxima quinta-feira, 1º de fevereiro, pelo portal da Secretaria. Neste ano, serão disponibilizadas 4.900 vagas, distribuídas nos 49 polos do Preuni, presentes em 32 municípios sergipanos.

As inscrições para o Preuni 2024 são gratuitas. Quanto ao processo de seleção, este visa selecionar candidatos para o preenchimento das vagas disponibilizadas para 2024, por meio da aplicação de prova marcada para o dia 17 de fevereiro.

O Preuni é considerado o maior curso preparatório do país e o que mais aprova no ensino superior do estado, com uma diversidade tanto de cursos quanto de instituições públicas e privadas do Brasil. Ele é destinado para os estudantes que cursam o 3º ano do Ensino Médio da rede pública no ano letivo de 2024, egressos da rede e candidatos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Ensino Médio em 2024, com idade igual ou superior a 18 anos.

A coordenadora do Preuni da Seduc, Gisele Pádua, fala sobre a importância desta política pública do Governo de Sergipe destinada ao público estudantil da rede estadual. “Ao participar do maior curso preparatório do país, o aluno do Preuni receberá um material didático de excelente qualidade, participará de uma programação intensa de revisões e ações estratégicas para a realização das provas do Enem e contará com a experiência e o conhecimento da melhor equipe de professores do estado. Essa é a oportunidade que faltava para garantir que o sonho de cursar o ensino superior se torne realidade”, destaca.

Sobre a distribuição de vagas, a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, afirma que a oferta para 2024 corresponde à estrutura disponível na rede e ao quantitativo de corpo docente com perfil para trabalhar a metodologia pré-universitária exigida pelo programa. “Além dos polos e municípios já atendidos pelo Preuni, em 2024, outros três polos estão em processo de análise em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Pirambu. Nosso objetivo é expandir, mas também assegurar as condições favoráveis para fornecer um ano de atividades que incentive e dê segurança aos estudantes. Isso tudo para garantir que os inscritos façam a prova e obtenham os resultados necessários, seja para o Enem, seja para outros vestibulares em universidades particulares”, pontua.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, parabenizou a equipe do Preuni da Seduc pelo pioneirismo do programa, exaltando os resultados positivos atingidos pelo estado, em 2023. “O programa Pré-Universitário da Seduc tem superado, ano após ano, o número de alunos da rede pública aprovados no Enem. Este ano não vai ser diferente. Isso mostra o quanto estamos comprometidos com a promoção de uma educação pública e de qualidade em Sergipe”, finaliza.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1