Saúde

  • Início •
  • Blog

OMS alerta para aumento de casos de sarampo e reforça vacinação

Da Redação

26/01/2024


A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma alerta de casos de sarampo no mundo e reforçou a importância da vacinação para prevenir a disseminação da doença. A doença é extremamente contagiosa transmitida de forma direta, por meio de secreções, ao tossir, espirrar ou falar.

Nas últimas semanas, países como México, Estados Unidos, Reino Unido e Portugal emitiram alertas após a confirmação de casos, com o óbito de uma criança de 19 meses na província de Salta, na Argentina.

No Brasil, o Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta após confirmar um caso importado de sarampo no estado. O paciente é um menino de 3 anos que chegou ao município de Rio Grande no dia 27 de dezembro, procedente do Paquistão, país com circulação endêmica da doença.

Diante da confirmação, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul reforçou, em nota, a recomendação de aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças a partir de 1 ano e até os 59 anos, conforme calendário nacional de vacinação.

O esquema vacinal completo do sarampo consiste em duas doses até os 29 anos, ou uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Em crianças, a vacinação deve ocorrer aos 12 e aos 15 meses. Profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade. Em situações de bloqueio vacinal, a imunização seletiva é recomendada para todos com idade acima de 6 meses.

Fonte: Agência Brasil
Imagem: Marcelo Camargo 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1