Moradores de comunidades tradicionais fecham via e exigem pagamento de compensação da Petrobras

comunidade

Na manhã desta terça-feira, 12, moradores de comunidades tradicionais afetadas pelas atividades de extração de energias fósseis promovidas pela Petrobras, se reuniram e fecharam a via da Rua Acre, em frente a sede da empresa.

De acordo com Wellington Fontes, conhecido como Wellington Quilombola, representante das comunidades, já existe decisão judicial para pagamento da compensação, mas, há 13 anos, a Petrobras não cumpre a determinação.

“Nós temos, por direito, a compensação, que é um instrumento legal, é uma exigência do Ibama, para que a Petrobras possa extrair as energias fósseis. Acontece que a Petrobras, há mais de 13 anos, não vem cumprindo com a sua obrigação. Estamos aqui para negociar com a Petrobras, mas, com certeza, teremos outros atos em busca dos nossos direitos. Até porque o Ministério Público Federal foi provocado por nós, encaminhou para a Justiça, a Justiça já condenou a Petrobras, deu um prazo para que ela cumpra e ela prefere pagar multa a compensar a comunidade”, disse Wellington.

E continuou: “A Petrobras chegou na comunidade, extraiu as energias fósseis, está retirando os equipamentos de águas rasas, está programando colocar a extração agora em águas profundas, e as compensações, que é o mínimo que a Petrobras pode fazer, nada. É com essas compensações que a comunidade vai ter tempo de ter o mínimo de estrutura, porque quando a Petrobras chega para extrair, ela bagunça, ela destrói, polui, e quem paga a conta são os pescadores, quem paga a conta são as pessoas que moram nessa comunidade, porque ficam sem ter o pescado. A única forma que o Ibama encontrou em fazer que esse mal seja diminuído é a compensação”.

Ainda segundo ele, estão nessa situação 43 comunidades tradicionais instaladas desde o Norte da Bahia até o Baixo São Francisco, em Sergipe, totalizando cerca de 15 mil famílias.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.