Nacional

  • Início •
  • Blog

Mais um voo para resgate de brasileiros em Gaza decola para o Egito

Da redação

09/12/2023


Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

O voo para resgate de mais brasileiros que estão na Faixa de Gaza decolou no início da manhã deste sábado, 9, da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, em direção ao Egito. 

Esse será o 11º voo de repatriação de brasileiros em áreas de conflito no Oriente Médio na Operação Voltando em Paz, do Governo Federal.

A aeronave também leva a bordo um carregamento de cerca de 11 toneladas de alimentos não perecíveis, fornecidos pelo Brasil para assistência humanitária. 

O Ministério das Relações Exteriores lista 102 brasileiros e familiares próximos de brasileiros interessados em repatriação a partir da Faixa de Gaza.

A solicitação para saída deste novo grupo da Faixa de Gaza pelo Portal de Rafah em direção ao Egito foi apresentada em novembro, e o governo brasileiro aguarda autorização dos países responsáveis pela organização da saída de estrangeiros de Gaza para dar início ao processo de repatriação.

Coordenado com a Embaixada em Tel Aviv, o escritório brasileiro em Ramalá transportou vários integrantes do grupo de outros pontos do enclave até Rafah, onde estão mais de 80 brasileiros e familiares próximos, a maior parte deles em casas alugadas pelo Itamaraty para abrigá-los.

O ministério informa ainda que permanece em contato constante com o grupo e oferece gêneros de primeira necessidade, abrigo, transporte e atendimento psicológico remoto.

 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1