SSP fará agendamento para retificação e emissão de RG durante a parada LGBT 2023, neste domingo

parada-lgbt-2019-foto2-facebook-Parada-LGBT-de-Sergipe-24082019

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) preparou uma estrutura de atendimento especializado para a comunidade LGBTQIA+ durante a Parada LGBT 2023, que acontece neste domingo, 27. A SSP contará com serviços de agendamento para retificação e emissão de RG da comunidade, além da disponibilização de uma unidade plantonista da Polícia Civil para o registro de eventuais ocorrências que possam acontecer no dia do evento, que acontece na Orla de Atalaia, em Aracaju. 

De acordo com o subtenente Helenilton Dantas, coordenador-geral do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+ da SSP, a unidade estará presente na Parada LGBT com a prestação de serviços à comunidade LGBTQIA+. “No espaço, além de divulgarmos os nossos serviços, teremos lá o agendamento para retificação de nome e gênero e de emissão de RG, além de toda a documentação necessária para que essa população tenha sua cidadania plena”, ressaltou.

No espaço que será montado pelo Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+, estarão presentes equipes de prontidão para o atendimento e acolhimento à comunidade também na Parada LGBT. “Estaremos lá com equipe completa com psicólogos, assistentes sociais, assessores jurídicos e estagiários para fazer esse acolhimento. Também teremos o apoio direto da Coordenação Geral de Prevenção à Violência e à Criminalidade da SSP (CPVC)”, acrescentou Helenilton Dantas.

Segundo a coordenadora da CPVC, Abigail Souza, o propósito da unidade estar presente na Parada LGBT é justamente apoiar o Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+. “É uma das nossas políticas de enfrentamento à violência e à criminalidade. Já temos um trabalho forte de prevenção nas unidades de ensino dialogando com a juventude e, nesse ambiente, teremos esse público, sendo um momento de confraternização e de nos encontramos com essa comunidade tão rica”, acrescentou.

Já conforme a coordenadora operacional das delegacias da capital, Nalile Castro, a Polícia Civil contará com duas estruturas na Parada LGBT. “Uma situada na Delegacia de Turismo (Detur), onde funcionará uma unidade plantonista do meio-dia à meia-noite, fazendo a cobertura de toda a festa e com equipe preparada para atender a toda a população. A outra estrutura estará instalada na Cinelândia, com o ônibus da Polícia Civil com profissionais especializados para orientação à população”, revelou.

No que se refere ao plantão da Polícia Civil estabelecido na Detur, haverá equipes completas tanto para o atendimento às demandas de toda a população, quanto para a comunidade LGBTQIA+. “Temos duas equipes, sendo uma para atender situações flagranciais como roubos e furtos e uma outra equipe para atender ao público LGBTQIA+ ou que tenha alguma outra vulnerabilidade. Todas as matérias ligadas aos grupos vulneráveis também podem pedir medidas protetivas no plantão do domingo na Detur”, pontuou Nalile.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.