Domingueira

  • Início •
  • Blog

Será que o PAC sai do campo das promessas? União de Lula e Fábio renderá a Sergipe maior investimento

Por Narcizo Machado e colaboração de Gabriel Jesus

13/08/2023


Já escrevi sobre essa relação republicana, mas o momento pede uma repetição. Antes de tudo, um alerta: passada a euforia do primeiro momento após anúncio de investimentos na ordem de R$ 136 bilhões em Sergipe, precisamos, agora, que nossos representantes em Brasília possam, incessantemente, trabalhar em conjunto para que os recursos e obras saiam das promessas e cheguem ao Estado.

A pergunta central: em 2026, estarão esses investimentos em ação e deixando de ser promessas? Questionar não é torcer contra, é que, por exemplo, as obras da BR-101 têm décadas que não passam de promessa de finalização. Tem quem esteja torcendo contra? Claro!

Tem gente estrebuchando. O esperneio é dos que almejam o estágio do quanto pior, melhor. Não precisa concordar ideologicamente com Lula e Fábio, basta apenas torcer para que os investimentos se concretizem e Sergipe saia do marasmo dos últimos anos. A conquista é maior que os dividendos políticos que ambos possam ter, quem ganha é a sociedade, somos todos nós. 

Sergipe não passou a ser um ‘céu de brigadeiro’, o governo Fábio não é perfeito. O Brasil não superou num passe de mágicas, com a ressurreição de Lula, todos os problemas sociais e econômicos. Mas, sem dúvidas, há um novo tempo em que o tratamento republicano passou a ser regra. As disputas eleitorais não devem se sobrepor aos interesses coletivos.

Para que essa sintonia acontecesse precisou que Sergipe voltasse a ter um ministro. E não bastava ser qualquer um, mas, em especial, o que tem a confiança e a amizade do presidente. Márcio Macedo tem sido, e é, a peça chave dessa engrenagem.

Em seus governos anteriores, a atenção de Lula com Sergipe não era a mesma. As terras de Serigy tornaram-se ‘escritório’ de ministros, nunca fomos tão visitados num início de governo. Poderia parecer puro marketing se as presenças de suas excelências fossem marcadas por retóricas e pompas, e sem resultados. O que me parece que cuidaram para não ser. Obras retomadas e recursos foram a pauta.

Fábio, Lula e Márcio, um trio que tem atuado em uma sintonia muito forte. Vamos esperar que tudo não fique em promessas, agora é cobrar e cobrar. Registro também, que esse anúncio trará efeitos em cascata na economia e na política.

NOTAS DA SEMANA

Solução hídrica
Com o anúncio dos investimentos do PAC, caso concretizadas, algumas obras marcarão o nome de Fábio Mitidieri e Lula na história, pela garantia da segurança hídrica em Sergipe. O Canal de Xingó, a construção da adutora e extração de tratamento da barragem do Rio Poxim, o terceiro ramal da Adutora do São Francisco, além da ampliação da adutora do Agreste.

Solução hídrica II
São projetos de décadas. O terceiro ramal da adutora do São Francisco, por exemplo, igualaria Fábio com Augusto Franco e João Alves. O primeiro foi o construtor, o segundo construiu inserindo ramal e ficou conhecido como João da Água. Fora o canal de Xingó que se arrasta por décadas.

Déda e a barragem do Poxim
Uma dessas obras tem também a contribuição do ex-governador Marcelo Déda. Foi ele quem finalizou a construção da barragem do Poxim, inaugurada em maio de 2013, ano de seu falecimento. Déda já estava bem debilitado no dia da entrega da obra e fez a solenidade com bastante emoção.

Será que sai a 101 e a 235?
Com tantas décadas vendo a BR-101 sem conclusão e assistindo à promessa de início dos estudos para a BR-235 é de empolgar e, ao mesmo tempo, questionar. Será que agora sai? Tomara!

Atração de investimentos
Ter ficado como o quarto estado brasileiro na destinação de recursos do PAC alegrou muito ao governador Fábio Mitidieri. Auxiliares do governador afirmam que o fato atrai a atenção do mercado e pode atrair mais investimentos privados.

Márcio Macedo comemorou
Nas redes sociais, o ministro Márcio Macedo comemorou o anúncio de investimentos do PAC em Sergipe. O petista falou em “grata surpresa”, ao ver Sergipe liderar os investimentos no Nordeste e relatou que o PAC dotará o Brasil de infraestrutura para o crescimento.

Rogério comemora timidamente
Na sexta-feira, 11, dia do lançamento do PAC, o senador petista Rogério Carvalho não fez qualquer comentário em suas redes sociais sobre o volume de investimentos em Sergipe. No início da tarde de sábado, fez uma postagem com resumo de sua semana de trabalho e citou o PAC. Comemoração tímida diante da importância.

Agenda em São Paulo
Rogério Carvalho cumpriu agenda em São Paulo no fim de semana. Esteve com empresários discutindo sobre créditos de carbono e com educadores debatendo sobre as ações de seu mandato para Educação. Rogério dedicou seu mandato nos últimos meses a tratar de temas econômicos. Chama atenção essa inclinação.

Petrobras em Sergipe
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, deverá vir a Sergipe. A agenda está sendo intermediada pelo ministro Márcio Macedo. A intenção, segundo fonte ligada ao ministro, é que haja uma agenda com a presença dos parlamentares sergipanos e o governador Fábio Mitidieri. A pauta deve girar em torno da retomada da exploração de petróleo e a nova política do gás.

Laércio e o PP
Laércio reuniu membros do Progressistas na última sexta-feira para debater sobre o futuro da agremiação. Nossa coluna Bastidores registrou o acontecido, que teve a presença de deputados estaduais do partido e outras lideranças.

Ausências na reunião do PP
Chamou atenção a ausência do prefeito do PP Padre Inaldo de Socorro, que é a segunda maior cidade do estado. Outra ausência é a do único deputado federal da agremiação, Thiago de Joaldo. Para Domingueira, Thiago afirmou não ter sido convidado. Resquício do desentendimento que ele e Laércio tiveram recentemente.

Thiago revela ‘DR’ com Laércio
Outra revelação que Thiago de Joaldo fez a Domingueira foi que já teve com Laércio duas conversas sinceras, a chamada ‘DR’, apresentando ao senador suas discordâncias quanto à condição do partido. O deputado garante que segue aberto ao diálogo.

Novo nome em Socorro
O ex-deputado estadual Capitão Samuel, que é o primeiro suplente do PP para a Câmara dos Deputados, pode disputar a sucessão de Padre Inaldo em Nossa Senhora do Socorro. Ele confirmou com exclusividade a Domingueira, dizendo que está avaliando a possibilidade. “Convidado por um grupo de descontentes com as lideranças que se apresentam atualmente no município”, justificou. Para isso, ele conta com o apoio total do deputado Thiago de Joaldo.

Linha de conflito com Laércio
A intenção de Samuel e Thiago entra em conflito com a intenção de Laércio, que é a de apoiar o vereador Elmo Paixão, que teve o mandato cassado recentemente. Ontem Laércio recebeu Elmo na sede do Progressistas. “Onde Elmo estiver, é onde eu estarei”, afirma o senador em vídeo. Mais uma prova da crise entre os dois parlamentares.

Edvaldo avalia corredores
A Domingueira traz uma consulta feita ao prefeito Edvaldo Nogueira quanto aos primeiros dias de implantação dos corredores exclusivos para o transporte público na capital. Edvaldo disse que o principal problema se encontra no corredor Hermes Fontes e que, como anunciou, o período de avaliação é de 30 dias. Ele encarou como naturais as críticas neste processo inicial e afirma que segue monitorando. “Vamos avaliar e mudar no que precisar mudar”, assegurou.

Críticas políticas
O prefeito disse que compreende a impaciência dos motoristas e que as equipes da SMTT seguirão orientando pedestres e motoristas com campanha educativa. Com serenidade, ele enquadra que parte das críticas são políticas e que fazem parte do jogo.

Encontro com Nitinho
O prefeito Edvaldo Nogueira confirmou a informação passada a Domingueira. Esteve reunido com Nitinho que lançou nome para a sucessão de 2024. O prefeito avaliou a conversa como positiva e disse que, apesar das discordâncias públicas, Nitinho sempre foi um aliado. “É a hora de todos que querem disputar colocarem seus nomes, no próximo ano, após conversar com todas as lideranças e conforme acordo com Fábio, eu decido”.

Mandou recado
Durante encontro da juventude do PDT, ontem em Aracaju, Edvaldo mandou recados claros. “Quem pensa que eu não vou escolher está enganado, eu vou escolher. Não vou tirar da cartola, não vou fazer invenção, mas vou escolher”, disse com veemência. Nogueira relembrou que tem “aliança fechada” com o governador Fábio Mitidieri, a quem chamou de “amigo, irmão” e relembrou que, em 2022, abriu mão de candidatura ao governo em prol de Fábio.

Sérgio e a chapa para Aracaju
Durante evento do governo em Itaporanga, o secretário Sérgio Reis encontrou com Belivaldo e Danielle Garcia e publicou em suas redes sociais sua posição de torcer por uma chapa formada por eles. “O universo sempre trata de alguma forma de unir o que está escrito. Eu torço por essa chapa em Aracaju”, disse ao postar foto com os dois.

Parlamentares em campanha
Parlamentares sergipanos do Congresso  estão em campanha nas redes sociais buscando votos para vencerem a disputa popular no Prêmio Congresso em Foco. A eleição é disputada e conta com votos populares, júri especializado e jornalistas que cobrem Brasília. Quem vicia em eleição, não perde oportunidade. Como escrevia Osmário, arrepare!

Foto: Arthuro Paganini

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1