Cidade

  • Início •
  • Blog

Livro de professor sergipano aborda impactos da inteligência artificial no mercado e na gestão de pessoas

Da redação

11/08/2023


Na manhã desta sexta-feira, o Jornal da Fan entrevistou o professor universitário e especialista em desenvolvimento e treinamento comportamental, Fábio Azevedo, que falou sobre um assunto que está em alta no momento: as inteligências artificiais.

Fábio Azevedo se sentiu intrigado com os impactos que as Inteligências artificiais (IA’s) têm causado na gestão de pessoas e em suas vidas e relações, como um todo. Pensando nessas questões, o professor resolveu escrever um livro prático sobre o tema, chamado “Não Queime Seu Filme Em 20230”, para que as pessoas passassem a refletir mais sobre as IA’s e nos impactos que tais tecnologias terão não apenas no mercado de trabalho, mas em suas vidas.

Ele conta quando e como despertou sua atenção para esta problemática. “Eu estava em Portugal, fazendo meu mestrado, e começava a ver a preocupação que eles estavam tendo sobre essa questão comportamental e sócio emocional. Aí fiquei me perguntando: ‘no Brasil nós não estamos discutindo sobre isso e isso é uma coisa que vai impactar’, disse o professor.

Ele ressaltou que no mundo pós-pandêmico, as relações de trabalhabilidade mudaram, estão mais digitais e mais fluidas e que agora, com a popularização das inteligências artificiais, ele passou a ficar mais atento sobre os possíveis desdobramentos da utilização dessa tecnologia (que hoje é uma febre no Brasil, mas já existe há algum tempo e é bastante difundida em países mais desenvolvidos tecnologicamente) não apenas no mercado de trabalho, mas na sociedade como um todo.

“Já tinha há muito tempo, só que agora popularizou, não só com o Chat GPT, mas com várias outras inteligências artificiais. Isso me levou ao ponto de querer abrir essa discussão e de buscar uma forma de abrir essa discussão e levar isso para que as pessoas reflitam nos impactos que podem acontecer. O Fórum Econômico Mundial e muitos estudos dizem que vão ser impactados mais de 300 milhões de empregos, num prazo entre 2025 e 2030”, diz.

 

O escritor disse que, apesar de ser um assunto mais tecnocientífico, ele utilizou uma linguagem menos técnica, mais lúdica e informal, no intuito do livro se tornar mais atraente para o público e alimentar ao máximo o interesse dos leitores.

“Eu não podia escrever um livro técnico, chato, porque eu não ia alcançar o meu objetivo, que era fazer com que as pessoas entendessem que, qualquer que seja o seu trabalho, ele vai ser impactado. Como se preparar para isso, então? Eu utilizei uma série de referências de filmes, como Star Wars, Senhor dos Anéis. Você que gosta de filmes e séries vai ter uma forma lúdica e leve para analisar a questão e parar para refletir. A ideia não é esgotar o assunto, mas provocar a pessoas. O livro mostra como os profissionais estão se preparando para isso, quais são as oportunidades, pois tem muitas oportunidades surgindo e a gente precisa aproveitar”, comenta o especialista.

O lançamento oficial do livro acontece no dia 18 de agosto, na Livraria Escariz, localizada na Avenida Jorge Amado, no bairro Jardins. A entrada é gratuita  e o cadastro pode ser feito clicando neste link.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1