Cidade

  • Início •
  • Blog

Após fiscalização, queijaria é interditada e pocilga notificada sobre encerramento de atividades em Itabi

Da redação

31/07/2023


Uma ação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/SE) terminou com a interdição de uma queijaria e a identificação de irregularidades em uma pocilga, no município de Itabi. 

Segundo Salete Dezen, coordenadora da equipe “Abate”, responsável pela ação, a fábrica de queijos não era regularizada pelos órgãos ambientais e sanitários. O estabelecimento também não possuía condições de higiene para realizar a atividade. 

“Após anos de atuação da FPI no tocante à fiscalização e educação ambiental, ainda encontramos total inconformidade com o que prevê a lei ambiental e sanitária”, detalhou. 

Na região, uma pocilga também foi notificada e recebeu um prazo de 45 dias para o encerramento das atividades. Foi determinada a retirada de mais de 140 suínos, que eram comercializados pelo proprietário no local, como também a recuperação da área, após constatação de degradação do meio ambiente.

Equipe Abate 

A equipe Abate é formada pela Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe – Coordenação de Vigilância Sanitária (SES-Covisa), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro/SE), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Polícia Militar e profissionais colaboradores.

FPI

Trinta instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. São 17 órgãos federais, 12 órgãos estaduais e uma instituição da sociedade civil organizada, além de profissionais colaboradores de diversas áreas de conhecimento.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1