Cidade

  • Início •
  • Blog

Norte americana de coração sergipano: Carolyn faz 50 anos de uma vida dedicada à pessoa com deficiência

Da redação

30/06/2023


Carolyn Estella Chase Freire de Carvalho é terapeuta ocupacional natural da Califórnia, nos Estados Unidos, que encontrou no Brasil uma oportunidade de realizar seu propósito de ajudar o próximo e vivenciar desafios.

Ao se deparar com a precariedade dos serviços voltados para crianças com deficiência em Sergipe, decidiu adiar seu retorno aos Estados Unidos e fundou a Rosa Azul, que depois se tornara o Centro de Integração Raio de Sol (CIRAS), somando 44 anos de história, sendo 20 anos de Rosa Azul e 24 anos de Raio de Sol.

“Eu comecei a fazer um trabalho diferenciado com as crianças, aí ficou bem conhecida por trazer modernidade à reabilitação Infantil. Após dois anos, foi ficando os pais das crianças: Ah, Carolyn, não vai embora, fica mais um pouco. Aí aos poucos, não dava mais conta, eram tantas pessoas precisando de mim, que a gente fundou a Rosa Azul”, disse Carolyn.

Em 1979, Carolyn uniu esforços com as famílias e fundou a ROSA AZUL, um centro sem fins lucrativos com foco no atendimento multidisciplinar para pessoas com deficiência. Já em 1999, a ROSA AZUL evoluiu e se transformou no Centro de Integração Raio de Sol – CIRAS, consolidando-se como referência na área de reabilitação em Sergipe.

Ao longo dos 50 anos de sua jornada no Brasil, Carolyn enfrentou desafios, celebrou triunfos e acumulou um vasto aprendizado, contribuindo para o empoderamento e a inclusão das pessoas com deficiência. Ela completa em julho, 50 anos que está no Brasil, sendo a pioneira na reabilitação infantil em Sergipe, transformando vidas e promovendo o bem-estar social por meio de seu trabalho incansável no CIRAS. Com uma visão de inclusão e dedicação aos mais necessitados, ela continua a aquecer vidas e a gerar impacto positivo na sociedade, fortalecendo a causa das pessoas com deficiência e promovendo a igualdade de oportunidades.

Em reconhecimento aos seus feitos, persistência e dedicação, Carolyn recebeu diversas honrarias, como o Título de Cidadã Sergipana em 2000, Cidadã Aracajuana em 2007 e a Comenda da Senadora Maria do Carmo Alves em 2019. Sua trajetória é marcada pelo engajamento nos movimentos de fortalecimento das organizações da sociedade civil e pela garantia dos direitos dos usuários assistidos pelas mesmas.

Localizado no bairro Santa Maria, Zona Sul de Aracaju, o CIRAS tem como objetivo promover uma mudança de paradigma nos atendimentos às pessoas com deficiência, oferecendo humanização e qualidade no serviço prestado, e se tornou o maior e mais equipado centro de reabilitação do estado de Sergipe, atendendo mais de 800 famílias por mês.

Entretanto, para manter a equipe que conta com mais de 100 pessoas trabalhando para fornecer atendimento a mais de 200 crianças e adultos, Carolyn conta com o apoio da população. Ela reforça o apelo para doações ao instituto Raio de Sol, que conta com altas despesas: “Temos fisioterapeutas, médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, professores, pedagogos. A gente sobrevive principalmente das doações, que fazem enorme diferença”.

E complementa: “Ligue para nós ou venha nos visitar. Todo mundo conhece, seja pelo Facebook ou pelo Instagram do CIRAS. Venha você nos ajudar também”, reforça Carolyn.

Apoie você também o Instituto Raio de Sol! As doações podem ser realizadas através das redes sociais, site, telefone e no endereço físico dos CIRAS. Confira as informações.

Instagram: ciras_aracaju

Facebook: Centro de Integração Raio De Sol – CIRAS

Site: https://www.ciras.org.br/ 

Telefone: (79) 3012-2184

Endereço: Rua Rosa Azul N. 360 Bairro Santa Maria

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1