Cidade

  • Início •
  • Blog

“Quando você dialoga com o mercado, gera empregabilidade”, diz secretário sobre Programa do Primeiro Emprego

Da redação

13/06/2023


Na manhã desta terça-feira, 13, o Jornal da Fan entrevistou o secretário de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo do Governo do Estado (Seteem), Jorge Teles, que falou para os ouvintes da Rádio Fan FM sobre uma das promessas de campanha do governador Fábio Mitidieri que mais causou frisson nos jovens eleitores sergipanos: o Programa Primeiro Emprego.

Desde a campanha para governador e durante a estruturação do seu plano de governo, Fábio Mitidieri vem batendo na tecla de que, dentre as prioridades de seu mandato, a geração de emprego vai receber atenção especial. Durante todo o processo eleitoral, Fábio prometeu o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a valorização do trabalhador sergipano e a ampliação do número de postos de trabalho no estado. Foi perguntado a Jorge Teles em que pé anda esse programa e se existe uma perspectiva de lançamento ainda para este ano de 2023.

“Em breve o governador estará anunciando. É um dos grandes programas deste governo, que é o Programa do Primeiro Emprego. Temos estratificado um público de 14 a 24 anos, que tem uma dificuldade maior de inserção no mercado de trabalho. Temos outras faixas de idade, mas essa faixa, em especial, destoa das demais. O empregador, quando vai contratar, uma das primeiras exigências que ele faz é sobre a experiência anterior. Esse programa surge justamente para dar ao nosso jovem a sua primeira experiência de trabalho, para que ele tenha sua inserção no mercado de trabalho de forma facilitada, já que ele vai ter a experiência e o conhecimento que são exigidos pelo mercado e que será provido através de parcerias com a indústria e o comércio, através dos empresários sergipanos que estão não só aderindo ao programa, como colaborando com a sua construção para que a gente tenha uma grande união em torno da solução desse problema, que é a inserção do jovem no mercado de trabalho”, disse o secretário.

Jorge Teles ressaltou que é importante que os jovens, por sua vez, tenham a qualificação técnica necessária. “Temos muitas vagas de emprego que não são preenchidas porque não há um profissional com aquela qualificação específica que é exigida. O governo do Estado está atento a isso e vai lançar um grande programa de qualificação técnica, para que a gente, estrategicamente, forme os profissionais, dialogando com o mercado, que é o mercado que contrata e ele é soberano. Quando você dialoga com o mercado, gera empregabilidade para esses jovens, conseguindo que eles saiam do curso de formação técnica e atinja seu grande objetivo, que é o primeiro emprego”, concluiu Jorge Teles.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1