Nacional

  • Início •
  • Blog

Motoristas autônomos têm 40% de desconto no IR; prazo termina na quarta-feira

Da redação

28/05/2023


Pela legislação, os motoristas de aplicativo e taxistas autônomos têm direito a descontar 40% de seus rendimentos na hora de calcular os ganhos registrados como tributáveis no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O prazo final para enviar a declaração termina na próxima quarta-feira, 31.  

De acordo com José Carlos da Fonseca, supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, os 40% são incluídos como despesas que os motoristas possam ter. O benefício foi inserido na legislação para compensar gastos dos motoristas com manutenção do veículo, gasolina, pneus, limpeza, entre outros. 

“Essa é uma fórmula para aqueles profissionais que não são empresa, nem MEI [Microempreendedor Individual]”, detalha o supervisor.  

Dessa forma, somente os motoristas que não possuem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, portanto, recebem pelas corridas como pessoa física têm direito ao desconto. Esse é o caso dos motoristas de aplicativos de transporte. 

Como funciona? 

Constatada a necessidade de declarar o IRPF 2023, o motorista deverá recorrer ao chamado carnê-leão. A ferramenta pode ser acessada na página Meu Imposto de Renda, da Receita Federal. 

Para isso, o profissional de transporte deve selecionar como ocupação a opção “Motorista e Condutor do Transporte de Passageiros”. 

Na hora de preencher os valores recebidos, o profissional deve lembrar de descontar os 40%, conforme autorizado pela legislação tributária.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1