Saúde

  • Início •
  • Blog

Síndromes gripais: dez UBSs de Aracaju ampliam atendimento pediátrico

Da redação

27/05/2023


O atendimento a pacientes com síndromes gripais na Rede de Atenção Primária será ampliado em Aracaju. A partir da próxima segunda-feira, 29, dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passarão a atender como referência em pediatria.

Farão parte do plano de contingência as UBSs Augusto Franco (Farolândia), Geraldo Magela (Orlando Dantas), Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa), Manoel de Souza (Jabotiana), Cândida Alves (Porto Dantas), José Machado (Santos Dumont) e Onésimo Pinto (Jardim Centenário). As unidades irão funcionar das 7h às 19h. 

As UBSs Osvaldo Leite (Santa Maria) e João Bezerra (Mosqueiro) funcionarão das 7h às 17h. Já a UBS José Augusto Barreto (Japãozinho) irá funcionar das 7h às 16h.

Essas unidades contarão com profissionais dedicados ao atendimento de casos gripais em crianças em virtude da grande demanda por assistência nos hospitais. 

O  plano de contingência, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, busca direcionar os casos de maior risco para os hospitais e os casos leves para as Unidades Básicas de Saúde e o Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal.

Segundo informações da pasta, houve um aumento de 125% dos atendimentos de maior complexidade no público infantil se comparados os primeiros quatro meses de 2022 e 2023. Em 2022, os casos mais graves de crianças com síndromes gripais, classificados como amarelo, laranja e vermelho, chegaram a 299 no período entre janeiro e abril. Este ano, o número chegou a 673 crianças.

Gripário
Além das UBSs, o atendimento pediátrico também acontece no Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, localizado na rua Josué de Carvalho Cunha, 2191, bairro Coroa do Meio, unidade que funciona das 7h às 19h, de domingo a domingo.

O Centro acolhe pacientes com sintomas gripais e funciona com serviço porta aberta atendendo pessoas de todas as idades. É indispensável apresentar um documento oficial com foto e a carteira do SUS.  

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1