Cidade
- Início •
- Blog
Paralisação de motoristas por aplicativo deve mobilizar mais de 12 mil profissionais em Sergipe, diz associação
Da redação
09/05/2023
Entidades e associações representativas de motoristas por aplicativo têm divulgado a ocorrência a nível nacional de uma paralisação na próxima segunda-feira, 15. Uma das principais requisições da categoria é um reajuste do repasse das plataformas aos motoristas por cada corrida, além de outros benefícios trabalhistas, como seguro de vida e de saúde.
Em Sergipe, de acordo com Josean dos Santos, representante da Associação Sergipana dos Motoristas Autônomos por Aplicativo (Asmaa), mais de 12 mil motoristas devem aderir à paralisação.
“A manifestação é silenciosa, não vai haver carro na rua, pelo menos não é para haver, mas a gente sabe que tem um ou outro que não adere e não haverá nenhuma objeção. A gente quer ter êxito com essa paralisação, queremos que as plataformas sintam no bolso e reconheçam que a categoria está há sete anos sem nenhum tipo de reajuste e quase desiste de trabalhar. Imagine trabalhar 12 horas por dia e não conseguir trazer o pão de cada dia para casa”, expressou.
De acordo com Josean, toda a renda dos motoristas com o transporte por aplicativos tem sido direcionada, principalmente, para custear o combustível e manutenções nos veículos, dificultando a subsistência. Dessa forma, ele aponta que os motoristas devem paralisar as atividades nas principais plataformas do país, dando margem para a atuação em aplicativos locais.
“Estamos incentivando, para aqueles motoristas que desejarem trabalhar e não deixar a população desamparada, que procurem aqueles aplicativos locais que trabalham com preço justo, verificando os índices inflacionários, diferente dessas plataformas de fora. Pelo levantamento que a gente tem, mais de 12 mil motoristas devem participar dessa manifestação em todo o estado”, completou.