Nacional
- Início •
- Blog
Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Federal que investiga adulteração em cartões de vacinação
Da redação
03/05/2023
O ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos alvos de operação da Polícia Federal que investiga adulteração em cartões de vacinação. A residência dele foi foco de um dos mandados de busca e apreensão cumpridos pelo órgão policial na manhã desta quarta-feira, 03. O celular do ex-presidente também foi recolhido.
Dentro da chamada Operação Venire estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro. Entre os seis detidos está o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Nunca falei que tomei a vacina [de covid-19]. Nunca me foi pedido cartão de vacinação nos EUA. Não existe adulteração de minha parte”, disse Bolsonaro ao deixar sua residência em Brasília.
Operação Venire
A investigação está voltada à prática de crimes na inserção de dados falsos sobre vacinação contra Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde (sistemas SI-PNI e RNDS).
Além de Mauro Cid, também foram presos Max Guilherme e o Sérgio Cordeiro, assessores de Bolsonaro que trabalhavam no Planalto, além do secretário municipal de Governo da cidade de Duque de Caxias/RJ, João Carlos de Sousa Brecha.
Segundo a Polícia Federal, está sendo feita a análise do material apreendido durante as buscas e a realização de oitivas de pessoas que detenham informações sobre o caso.
“As inserções falsas, que ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, tiveram como consequência a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a covid-19 dos beneficiários”, destacou a PF.