Mundo
- Início •
- Blog
Adultos com maior nível educacional tendem a acreditar menos em teorias da conspiração, diz estudo
Da Redação
12/09/2023
O relatório Education at a Glance 2023 lançado nesta terça-feira, 12, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) concluiu que pessoas com maior nível de escolaridade tendem a acreditar menos em teorias conspiratórias.
Os dados estão relacionados à educação com fontes em diferentes países coletadas por meio de questionários aplicados em 2020, em meio à pandemia, com pessoas de 25 a 64 anos. Ao todo, participaram cerca de 32 países. O Brasil não participou deste formulário.
A pesquisa revela que cerca de 15% dos adultos com ensino superior acreditam na teoria conspiratória de que o coronavírus foi desenvolvido por alguma organização ou governo. Já entre aqueles que não concluíram o ensino médio, o percentual é de 30%.
Os pesquisadores alertam que essas teorias são perigosas e desinformam a população. Segundo eles, as teorias da conspiração têm sido consideradas fatores por detrás do crescente populismo político e da relutância em seguir recomendações para limitar a propagação da covid-19.
Outra área que a OCDE vem pesquisando envolve a capacidade crítica dos alunos, das crianças e dos adolescentes de ver uma informação e avaliar se está correta, se não se trata de uma notícia falsa.
Fonte: Agência Brasil
Imagem: Pedro França/Agência Senado