Saúde
- Início •
- Blog
“A saúde pública de Sergipe, eu acho que a gente regrediu em algumas coisas”, diz André Sotero
Da redação
01/08/2023
Na manhã desta terça-feira, 1º de agosto, o Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, recebeu o cardiologista pediátrico, Dr. André Sotero. Na ocasião, o cardiologista avaliou o Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou a alta taxa de mortalidade e mortalidade infantil em Sergipe.
“A saúde pública de Sergipe, eu acho que a gente regrediu em algumas coisas. Sergipe infelizmente tem uma das maiores mortalidades do Brasil e a maior mortalidade infantil do nordeste. Isso é vergonhoso e a gente não deveria cobrar apenas dos gestores, daqueles que estão com mandato. Eu acho que a sociedade civil tem que cobrar, tem que atuar, tem que brigar por aquilo que realmente transforma e melhora a vida das pessoas. Não adianta a gente ficar só reclamando e, como cidadão, não fazermos a nossa parte”, enfatizou.
Questionado sobre o futuro da medicina no âmbito da saúde pública, André Sotero explicou que tudo passa pela mobilização da sociedade civil e o engajamento da população com as pautas políticas.
“Tudo vai depender da mobilização da sociedade civil. Eu sempre disse e na minha vida eu nunca quis que ninguém decidisse o meu futuro, sempre quis ser parte atuante dessa discussão, e é isso que a nossa população não está fazendo. Existem bons gestores no Brasil inteiro e eles sabem fazer o bem, como também sabem, infelizmente, fazer o mal, que é algo muito mais fácil. Então enquanto a população não cobrar investimento e mudanças concretas da saúde e da educação, os gestores, infelizmente, não vão fazer. Esse futuro depende da nossa participação”, finalizou.