Cidade
- Início •
- Blog
Prefeitura de Aracaju diz que abastecimento de medicamentos está comprometido em 45 unidades básicas
Da redação
21/01/2025
A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, informou nesta terça-feira, 21, que foram identificados cancelamentos de 26 empenhos referentes à compra de medicamentos e outros itens essenciais para o abastecimento das 45 Unidades de Saúde da Família de Aracaju.
Os cancelamentos, realizados em 30 de dezembro de 2024, impactaram o estoque de produtos como fraldas e medicamentos de uso controlado, conforme relatório do Almoxarifado Central da Secretaria. Alguns itens estão em nível crítico ou zerados, o que pode gerar momentânea indisponibilidade no atendimento à população.
Entre os itens com empenhos cancelados estão medicamentos como Prolopa 200/50 mg, Ibuprofeno 600 mg, Periciazina 4%, Hidroclorotiazida 25 mg, Loratadina xarope, Fluconazol 150 mg, Sulfametoxazol/trimetoprima comprimido, Aciclovir 200 mg, Azitromicina suspensão oral, Omeprazol 20 mg cápsula, Miconazol creme tópico, Beclometasona 50 mcg, Espironolactona 25 mg e Gliclazida 60 mg.
Ainda de acordo com a prefeitura, o cancelamento também inclui materiais e insumos, como máscaras N95, papel grau cirúrgico, luvas cirúrgicas estéreis, seringas de 20 ml, fraldas infantis XG, frascos para nutrição estéril e materiais para armadilhas contra o mosquito da dengue (paletas e levedura de cerveja).
A Secretaria Municipal de Saúde informou que já está adotando as medidas necessárias para a aquisição emergencial desses produtos, garantindo a normalização do abastecimento o mais breve possível.