Cidade
- Início •
- Blog
Importantes em casos emergenciais, 30 municípios ainda não nomearam coordenadores de Defesa Civil
Da redação
21/01/2025
Após os vários danos causados pelas chuvas em todo estado na semana passada, o Governo de Sergipe alertou para a importância da atuação de coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil, que age de forma inicial em casos emergenciais, identificando áreas de risco e planejamento de ações preventivas e organizações rápidas para proteger a população.
A atribuição de que cada cidade tenha sua coordenadoria própria, determinada pela Lei Federal 12.608/2012. Mas, segundo apurado pelo Portal Fan F1, até o momento desta publicação, nem todos municípios nomearam os seus coordenadores. De acordo com o Governo do estado, 45 cidades já apresentam coordenadoria para atuação em casos de emergência, enquanto outras 30 ainda não estão com coordenadores ativos.
Em entrevista ao Jornal da Fan na semana passada, o governador Fábio Mitidieri alertou para essa necessidade dos gestores em nomearem as coordenadorias municipais da Defesa Civil. ” A Defesa Civil já comunicou aos 75 municípios que irá fazer uma qualificação e um trabalho maior dos seus coordenadores de Defesa Civil municipais. E aí já fazendo um apelo aos prefeitos que ainda não nomearam o coordenador de Defesa Civil que o façam . Alguns certamente acabaram de tomar posse e alguns municípios ainda não apontaram o seu coordenador de Defesa Civil”.
Entre os municípios que ainda não nomearam o coordenador está Lagarto, um dos municípios com maior volume de chuvas e muitos danos causados pelo acúmulo de água.
A coordenadora em Aracaju, Valéria Bispo, reforçou a atuação e importância da atuação da Defesa Civil municipal em casos emergenciais. “Minimizar os danos recorrentes de eventos naturais ou provocados pelo homem, bem como socorrer e assistir à população vitimada, reestabelecer – o mais rápido possível – os serviços públicos essenciais”, explicou.
Confira a lista completa dos municípios que ainda não nomearam:
Amparo do São Francisco;
Arauá;
Areia Branca;
Boquim;
Cristinápolis;
Divina Pastora;
General Maynard;
Graccho Cardoso;
Indiaroba;
Itabi;
Japoatã;
Lagarto;
Malhada dos Bois;
Muribeca;
Neópolis;
Nossa Senhora das Dores;
Nossa Senhora de Lourdes;
Pacatuba;
Pedra Mole;
Pedrinhas;
Pirambu;
Poço Redondo;
Ribeirópolis;
Rosário do Catete;
Santa Luzia do Itanhy;
Santa Rosa de Lima;
Santo Amaro das Brotas;
São Domingos;
Siriri;
Tomar do Geru.