Domingueira

  • Início •
  • Blog

Yandra Moura e Katarina Feitoza: histórias, sombras e o futuro

Por Narcizo Machado

18/06/2023


2023 é marcado pelas comemorações dos 91 anos do voto feminino no Brasil. Marco histórico para as mulheres que conquistaram o direito de votar e serem votadas. Após quase 50 anos de pressões dos movimentos feministas, o voto feminino foi implantado em 1932, quando também foi criada a Justiça Eleitoral. Curioso é que a medida que, sem dúvidas, aprofunda a democracia, chegou num período de ausência de democracia. Getúlio derrotado nas urnas, liderou em 1930 o golpe que levaria ao fim a Velha República.

Percebem o quanto vivemos em um estado machista? Observem que apenas 90 anos após as mulheres conquistarem seu direito eleitoral, é que conseguimos a representação feminina na Câmara dos Deputados. 

As duas deputadas eleitas em 2022 possuem uma coincidência: nunca foram militantes da política, foram levadas à política por circunstâncias diferentes. 

A mais votada está sendo conhecida agora pela sociedade sergipana. Foi escolhida pelas implicações jurídicas do pai, André Moura. Sua votação não se deu por seus feitos, ideias ou posicionamentos. Os votos de Yandra são de André, e de sua estrutura. Tanto, que esse foi seu nome de urna: Yandra de André. Só após a vitória é que seu marketing, por vezes muito exagerado, passou a apresentá-la como Yandra Moura. Não se pode negar que Yandra tem uma atuação que merece respeito, esta fase inicial é parte dos méritos dela e também efeito do ‘arrombar de portas’ que o nome do seu pai proporciona.

Katarina Feitoza também teve um padrinho, o então governador Belivaldo Chagas. Porém, sua entrada na política se dá por seu perfil profissional e não por parentesco. Na campanha de Edvaldo em 2020, o prefeito buscava a reeleição, e precisava de um fato para contrapor a adversária delegada Daniele Garcia. Nada melhor que a delegada que, naquele momento, tinha mais destaque em Sergipe pelo posto estratégico que exercia na SSP. Como vice, teve uma atuação elogiável e seu destaque abriu portas para a candidatura vitoriosa à Câmara Federal, novamente com apoio decisivo de Belivaldo. Katarina também tem uma atuação elogiável, sua comunicação precisa melhorar. Se a comunicação de Yandra força retóricas, a de Katarina carece de mais exposição.

As duas buscam sair das sombras de seus padrinhos. Katarina parece ter conseguido. Yandra levará um pouco mais de tempo.

Ambas estão nas rodas de conversas políticas citadas para 2024. Yandra mais por estratégia de seu pai, que está correto, quer ter papel importante nas próximas eleições. Katarina aparece bem nas pesquisas e tem mais chances de se tornar nome de consenso do grupo governista. Precisa só conquistar a confiança de Edvaldo Nogueira e se mostrar a ele como a melhor opção.

Que Yandra e Katarina sejam inspiradoras de outras mulheres, que conquistem seus caminhos por protagonismo e que mulheres que possuem anos de militância na política, na direita ou na esquerda, também consigam vagas para Câmara e outros postos estratégicos na política.

NOTAS DA SEMANA 

Medalha Barrinhos
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realiza na próxima terça-feira, 20, a solenidade de entrega da Medalha Radialista e Jornalista João de Menezes Barros Filho, o conhecido, reconhecido e saudoso Barrinhos. Este profissional está na lista de homenageados por indicação do deputado estadual Paulo Júnior. Gratidão ao parlamento estadual pelo reconhecimento do nosso trabalho.

É das mulheres
A eleição de 2024 se desenha para ser um pleito liderado por mulheres. As pesquisas mostram que quatro mulheres lideram acima de dois dígitos. Duas de oposição, Emília e Eliane. Uma aliada apenas de Fábio, Daniele e a governista Katarina Feitoza. Parece que chegou a vez da quebra de um paradigma. Nunca uma mulher administrou Aracaju.

Fábio feliz
O governador Fábio Mitidieri comentou, em entrevista a Magna Santana, a pesquisa do Paraná Pesquisas, que apontou aprovação de sua gestão junto aos aracajuanos. Fábio se disse feliz com o índice de aprovação e que é sempre bom “começar com o pé direito”.

Fábio comenta pesquisa
Ainda para Magna Santana, o governador fez comentários sobre a mesma pesquisa, quanto ao levantamento de nomes para 2024. Ele destacou que o agrupamento governista apareceu com seis nomes bem posicionados, mas alertou que ainda é cedo para qualquer prognóstico.

Rogério indiferente
O senador petista Rogério Carvalho ficou indiferente à publicação da nomeação de Valadares Filho para chefiar a Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos da Secretaria-Geral da Presidência. Não houve ligação, nem postagens nas redes sociais, como fez com outros aliados.

Rogério e exportações
O senador esteve na Apex Brasil, agência responsável por promover o país no mundo para, segundo ele, tratar da atração de investimentos estrangeiros para Sergipe e também da exportação de produtos sergipanos. Boa, assim deve ser a atuação de todos.

Fábio parabeniza Valadares
O governador Fábio Mitidieri foi informado por Magna das declarações de Valadares durante o Jornal da Fan, quando o agora membro do governo Lula declarou que buscaria uma relação institucional com o governador. Fábio parabenizou Valadares, disse que o tem como amigo, lembrou a relação política do passado e assegurou que baterá na porta quando necessário “sem o menor problema”.

Posse no TRE-SE
Na próxima sexta-feira, 23, o novo juiz eleitoral Breno Bergson será empossado em solenidade no auditório do TRE-SE, às 9h. O advogado foi nomeado pelo presidente Lula para vaga constitucional da advocacia que era preenchida pela advogada Clarisse Simas.

Dores e a inércia dos aliados
Fábio Mitidieri foi recebido sob protesto de moradores de Nossa Senhora das Dores durante mais uma edição do ‘Sergipe é aqui’. Motivo? Desabastecimento de água pela Deso. O governador ouviu, deu razão aos dorenses e anunciou medidas. O fato só aconteceu pela inércia de aliados. O líder do governo Cristiano Cavalcante foi o candidato do prefeito Mário da Clínica. Se tivessem atuado para resolver o problema, o protesto não ocorreria.

Daniele prudente
Em entrevista a Magna Santana, a delegada Daniele Garcia, que apareceu em primeiro lugar nos diversos cenários da pesquisa Paraná, comemorou o resultado e disse que isso é efeito do trabalho sequenciado como delegada, candidata mais votada em 2022 para o Senado em Aracaju e agora secretária especial com a pauta das mulheres.

Daniele prudente II
A delegada foi prudente ao dizer que é cedo e que a decisão será do grupo. Ela afirmou não ter relação política com Edvaldo e sentenciou mais uma vez que está sob a liderança do governador Fábio Mitidieri.

Danielle e Georgeo
Ainda nesta entrevista para Magna, Danielle comentou sobre as divergências no seu antigo agrupamento. Ela e Alessandro estão em boa relação com Fábio e Georgeo permanecendo na oposição. Segundo a delegada, não há motivos para um corte de relação pessoal, mas em algum momento cada um seguirá seu destino.

André comenta pesquisa
André Moura comentou para Magna Santana a pesquisa Paraná. Segundo ele, mostra a densidade eleitoral de Danielle e a força do nome dela. André defende que o nome da delegada esteja na mesa para uma avaliação do grupo sob a liderança de Fábio e Edvaldo.

André contraditório
Na mesma entrevista, André apresentou um ponto de contradição. Defendeu que o grupo não faça uma escolha que agrade “a um, a dois ou três” e não tenha o agrado do povo. Em 2022, o grupo, inclusive André, optou por Fábio que não tinha o apelo popular e preteriram Edvaldo Nogueira que liderava todas as pesquisas. Arrepare! Diria o valoroso Osmário.

Vitor é boa escolha
O empresário Vitor Rollemberg foi indicado para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju. Em virtude de viagem ao exterior, a posse será dia 3 de julho. Líder do Lide, movimento que reúne os maiores investidores por estado, Vitor tem agora a oportunidade de colocar em prática tudo que sempre cobrou. Foi uma boa escolha de Edvaldo Nogueira.

75 prefeitos
O governador Fábio Mitidieri deve receber no Palácio dos Despachos, às 14h, nesta segunda-feira, os 75 prefeitos sergipanos. A pauta é o ICMS Social. Criado no governo Belivaldo, o ICMS Social amplia o repasse de recursos para os municípios que melhoram resultados na educação e saúde. A expectativa é para saber se Fábio repetirá o modelo ou trará nova formulação.

Secretários de Comunicação
O secretário de Comunicação Cleon Nascimento esteve esta semana em Salvador (BA), onde participou do Fórum de Secretários de Comunicação. Na oportunidade, foi criado o Conselho Nacional de Secretários de Comunicação. O conselho deverá ter reuniões trimestrais. O evento contou com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1