Política
- Início •
- Blog
Danniel diz acatar críticas com respeito e defende decisão do Conselho: "Esse modelo é o melhor"
Da redação
20/12/2024
O Jornal da Fan desta sexta-feira, 20, recebeu o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Sergipe (OAB-SE), Danniel Costa. Na pauta, a reunião para definir critérios para a vaga do quinto constitucional que aconteceu no dia de ontem, 19, na sede da entidade. O presidente falou sobre as críticas recebidas pela mudança na forma de eleição para o quinto.
“As críticas sempre são bem-vindas. Dificilmente nós teremos alguma decisão que vai gerar unanimidade nas opiniões dos nossos colegas advogados e advogadas. Eu discordo, eu tenho a minha opinião, na verdade eu tenho uma absoluta convicção de que esse modelo é o melhor modelo para a escolha do quinto constitucional. Nós nomeamos uma comissão, essa comissão ela analisou todos os modelos que vêm sendo aplicados no Brasil e ontem foram trazidos dados muito interessantes, que as eleições diretas são uma absoluta minoria em todo o Brasil, a grande parte faz eleição indireta e recentemente uma boa parte das seccionais vem adotando esse modelo híbrido que ou faz a eleição indireta na última etapa ou mantém a eleição direta. Eu sempre trouxe para a advocacia a minha opinião de que a fase final do processo precisa ser uma eleição direta, mas não significa um retrocesso social ”, argumentou.
Danniel prosseguiu falando sobre a reunião, ressaltando os avanços na busca peça paridade de gênero e a representatividade racial.
“Na verdade, nós tivemos ontem uma conquista histórica. Pela primeira vez, a eleição do quinto vai observar a paridade de gênero e a representatividade racial. E isso de uma forma substancial, na prática, não só no discurso. Então, é um modelo que traz a valorização do conselho, e eu valorizo muito o conselho. O conselho tem a sua representatividade. O conselho foi eleito para defender os interesses da advocacia e tem um senso de responsabilidade em relação a tudo que acontece na nossa classe, aqui no estado de Sergipe. Então, eu respeito as críticas, respeito às manifestações, mas foi uma votação expressiva. Nós tivemos quase que uma unanimidade em relação aos presentes. Nós tínhamos lá 35 votos a ser computados e nós tivemos apenas três votos contrários à proposta que foi apresentada”.