Nacional
- Início •
- Blog
Braga Netto é preso pela PF durante investigação de trama golpista
Da Redação
14/12/2024
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro, Walter Braga Netto, foi preso na manhã deste sábado, 14, pela Polícia Federal (PF). O general da reserva é um dos alvos do inquérito do golpe.
Ele foi preso em sua residência, em Copacabana, no Rio de Janeiro, e ficará detido na dependência militar ligada ao Comando Militar do Leste.
Durante a gestão de Bolsonaro, Braga Netto foi ministro da Casa Civil. Em 2022, deixou o governo para se filiar ao PL e compor, como vice, a chapa presidencial na campanha pela reeleição.
De acordo com a PF, o general atuou em grupos que teriam agido para desacreditar o processo eleitoral, planejar e executar o golpe de Estado e abolir o Estado democrático de Direito, com a finalidade de manutenção e permanência de seu grupo no poder.
Além de Braga Netto, a PF também inidiciou Bolsonaro e outras pessoas pela trama golpista. A lista inclui os ex-ministros Augusto Heleno (GSI), Anderson Torres (Justiça), Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira (Defesa) e o tenente-coronel Mauro Cid.
*Com informações da Folha de S.Paulo e G1