Política
- Início •
- Blog
Ana Helena deve ser diplomada prefeita de Aquidabã; da decisão ainda cabe recurso
Por Narcizo Machado
14/11/2024
Bastidores
Por Narcizo Machado
A prefeita eleita de Aquidabã, Ana Helena (União Brasil), conseguiu uma decisão monocrática favorável no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira, 14, e deve ser diplomada prefeita de Aquidabã.
“O conjunto probatório não detém a robustez necessária para demonstrar a existência de parentesco de segundo grau, por afinidade, com o prefeito de Aquidabã/SE eleito em 2016 e reeleito em 2020, impondo-se assim deferir o registro de candidatura da recorrente”, afirmou a ministra Isabel Gallotti na decisão.
Bastidores consultou como fonte um advogado eleitoral que preferiu não ser citado. Ele fez a seguinte afirmação.
“Trata-se de uma decisão monocrática proferida pela relatora, entretanto, é plenamente cabível a interposição de agravo interno, a fim de que o recurso seja submetido ao Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde a matéria será amplamente analisada por todos os ministros. Diante dessa decisão monocrática, é possível sustentar que a candidata possa ser diplomada, empossada e exercer plenamente o mandato até que haja uma decisão definitiva do Plenário do TSE”, pontuou.
Mesmo com o possível recurso, não se pode deixar de admitir que essa é mais uma vitória do prefeito Mário Lucena. Além da votação histórica para a sucessora, Mário conseguiu, com essa decisão de hoje, vencer as decisões de primeira instância e do pleno do TRE-SE, que indeferiram o registro de candidatura de Ana Helena.
A notícia foi divulgada pelo comunicador, Genisson Balbino, que gentilmente nos forneceu a decisão.