Nacional
- Início •
- Blog
PF investiga explosões em Brasília como ato terrorista
Da Redação
14/11/2024
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos Rodrigues, disse durante coletiva de imprensa em Brasília nesta quinta-feira, 14, que as explosões registradas na noite de quarta-feira, 13, na Praça dos Três Poderes não representam “fato isolado” e que a unidade de investigação antiterrorismo da corporação já foi acionada para auxiliar nos trabalhos.
“Entendemos que esse episódio de ontem não é um fato isolado, mas conectado com várias outras ações que, inclusive, a Polícia Federal tem investigado em período recente”, completou o diretor.
Passos disse ainda que já determinou a abertura de inquérito policial e o encaminhamento do caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) diante das hipóteses de atos que atentam contra o Estado Democrático de Direito e de atos terroristas.
Na última quarta-feira, 13, um homem identificado como Francisco Wanderley Luiz, detonou explosivos em frente à Praça dos Três Poderes, próximo ao Superior Tribunal Eleitoral (STF). Ele era filiado do Partido Liberal (PL) e chegou a ser candidato a vereador pelo PL nas eleições municipais de 2020, mas não se elegeu.
Foram duas explosões em intervalo de 20s. A primeira delas em um carro estacionado com explosivos no anexo 4 da Câmara dos Deputados, bem próximo ao STF. Na sequência, o suspeito explodiu outros artefatos mais próximos à sede do tribunal, e acabou sendo atingindo pelo explosivo.
Nota do Partido Liberal (PL)
O Partido Liberal manifestou repúdio contra os atentados a bomba cometido por um de seus afiliados nas proximidades do Supremo Tribunal Federal (STF). A manifestação veio tanto do diretório nacional do PL como da regional de Santa Catarina.
“Reiteramos que o PL repudia veementemente qualquer tipo de violência e reafirma seu compromisso com os valores democráticos. Reforçamos ainda que ataques a instituições públicas vão contra os princípios defendidos pelo partido”, disse o PL nacional ao reafirmar confiança nas investigações judiciais.
Em outra nota, o diretório regional do partido em Santa Catarina reafirmou sua posição contrária a “qualquer ato de violência que fira pessoas ou ameace as instituições democráticas. Defendemos firmemente o equilíbrio entre os poderes da República. Nossas bandeiras sempre serão pautadas na defesa da democracia”.
*Com informações da Agência Brasil