Cidade
- Início •
- Blog
Professores paralisam atividades nesta terça; diretora do Sintese pede ao governo "proposta concreta"
Da redação
12/11/2024
Professores da rede estadual de ensino realizam nesta terça-feira, 12, mais uma paralisação das atividades para fazer reivindicações da categoria. Em entrevista ao Jornal da Fan, a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica (Sintese), Leila Moraes, falou sobre essa nova paralisação.
“ O que nos leva, mais uma vez, à paralisação no dia de hoje, é essa falta de abertura de negociação no governo, de fingir que fez uma negociação quando recebeu a comissão de negociação e não apresentou nenhuma proposta concreta de valorização do magistério: a questão do descongelamento do triênio, das gratificações, o encaminhamento para atualização do piso salarial, a questão do nosso auxílio tecnológico, do nosso auxílio internet”, explicou.
A categoria está realizando um ato no Calçadão da João Pessoa, em frente à Caixa Econômica, na manhã de hoje.
O governador Fábio Mitidieri fez um apelo aos professores pedindo que não parassem as atividades em razão da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), que avalia o desempenho educacional na rede de ensino. Contudo, o pedido não foi aceito pela categoria, sob justificativa de que a paralisação não prejudica a aplicação da prova.
“A avaliação pode ser aplicada…o sistema do Saese tem um prazo de aplicação, não é só no dia de hoje. Então a escola pode reprogramar a aplicação do próprio Saese. O apelo que a gente faz ao governador é que atenda a comissão de negociação e apresente uma proposta concreta. Assim como ele apela para que a gente não fizesse a atividade no dia de hoje, nós passamos o ano inteiro apelando para que o governo nos atendesse e apresentasse uma proposta concreta”, ressaltou.