Nacional
- Início •
- Blog
Ministro do TST alerta sobre inteligência artificial: "Reduz o nível de emprego porque ela substitui a força humana"
Da redação
11/11/2024
Direto de Brasília, Narcizo Machado, para o Jornal da Fan desta segunda-feira, entrevistou Augusto César Leite, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entre os assuntos, o ministro falou sobre os avanços da Inteligência artificial e o impacto que pode gerar no mundo do trabalho.
“Nós temos alguns problemas aí porque a Inteligência Artificial ela ,de fato, reduz o nível de emprego porque ela substitui a força humana, a força de trabalho humana pela automação, pela robotização, pelo trabalho plataformizado. Daí poderia derivar o surgimento de novas formas de emprego, novas formas de trabalho. Isso compensaria o emprego que estaria sendo eliminado, mas isso não acontece dessa forma, porque esse emprego que está sendo eliminado, tão raro, ele atinge trabalhadores que não estão capacitados, habilitados a cooperar nesses novos equipamentos”, explicou Augusto César.
O ministro destacou também alguns dos problemas que podem surgir na Inteligência Artificial em virtude dos algoritmos.
“A gente parte do pressuposto de que nós teríamos um comando neutro das nossas ações, o que é falso porque esses algoritmos são concebidos a partir de condutas concretas de pessoas humanas com você, como eu, como outros tantos, que têm tantas imperfeições, somos imperfeitos. Então, eles são resultantes dessa reunião, desse conjunto de condutas que se repetem que se normalizam por meio dos algoritmos. Então, todo cuidado para que a inteligência artificial não reproduza os defeitos que nós ja temos na sociedade.