Domingueira

  • Início •
  • Blog

De Brasília: Yandra ainda ressente, Rogério sinaliza, Katarina ameniza e Márcio mira o Senado

Por Narcizo Machado

10/11/2024


Parece que em Brasília os políticos sergipanos ficam mais livres e soltos para revelarem suas análises, sentimentos e, no íntimo da apuração, dar pistas sobre seus planejamentos para 2026. Uma semana de muito trabalho e de preciosas informações.

Yandra mostrou ainda estar ressentida com a postura do governador Fábio Mitidieri. Revelou na entrevista que faltou pulso a FM. Como o jogo de várias candidaturas foi combinado e consentido, também ela esperava que seu pai, André Moura, não virasse pauta. Ledo engano.

Os ataques não ficaram restritos a AM, mas afetaram também a Belivaldo Chagas. A contrariedade foi grande e ela deixou isso claro nas suas palavras. Em entrevista a Rio FM, Fábio preferiu não polemizar, apenas ponderou que os ataques foram mútuos e deixou a entender que a campanha de Yandra lançou mão de disparos em massa com ataques à campanha de Luiz Roberto.

Rompimento à vista? Confesso que, na apuração, a sensação é de que não. Mas nada impossível quando se trata de política. Hoje diria que a tendência é de diálogo, mas FM terá que fazer uma repactuação de espaços em seu governo.

Katarina Feitoza não quis responder a Belivaldo com a mesma força. Preferiu dizer que ele será seu eterno governador e que entende que fez os gestos de gratidão necessários. Feitoza revelou ainda que Belivaldo não quis diálogo sobre Aracaju, e semanas depois anunciou saída do PSD, fato do qual ela tomou conhecimento pela imprensa. Katarina sabe que a divergência com Belivaldo hoje não é inteligente, e fator com o qual precisa gastar menos energia, tendo em vista que, em 2026, ele não será seu cano eleitoral.

Márcio Macedo não revelou, mas continua mirando o Senado. Para isso, ele terá um desafio anterior a 2026. Trata-se das eleições internas do PT em 2025. Sem maioria no partido, ele não conseguirá fazer qualquer movimento. Permanecendo o comando da agremiação nas mãos de João Daniel e Rogério, restará ao ministro uma candidatura à Câmara Federal.

Alguns diálogos com fontes diversas em Brasília e logo se percebe que Márcio viverá em 2026 o mesmo desafio que André Moura. A escolha precisa ser certeira, pois o que ele não poderá é ficar sem mandato, sob pena de ‘morte política’. Márcio deverá esticar a corda até onde der, e caso não consiga viabilizar a disputa do Senado, deve disputar um novo mandado de deputado federal.

E Eliane Aquino? Como ficará se Márcio disputar a Câmara? Já tem pessoas comprometidas em tentar convencê-la a disputar vaga para a Alese. Seria uma chapa com ela e Candisse Carvalho como principais candidatas, além do deputado estadual Chico dos Correios.

A grande novidade no encerramento da passagem pela capital federal foi o encontro para entrevista com um Rogério Carvalho diferente. O senador estava brando, voltou a fazer críticas contra a influência do poder econômico nas campanhas de 2022 e 2024, mas, ao final, sinalizou reaproximação com Fábio Mitidieri.

O PSD assumiu protagonismo na política nacional, hoje detém o maior número de prefeituras, tem bancada forte e consegue participar de governos divergentes, como é o caso do governo Lula e do governo Tarcísio em São Paulo. Para 2026, o PSD ganhou peso diferenciado.

O partido, portanto, não deve aceitar que o PT lhe faça frente nos estados onde ele governa, como no caso de Sergipe. Com sua sinalização, Rogério agrada a Lula e tira de Márcio sua única e principal estratégia: a argumentação de que ele é o único nome capaz de reaglutinar PT e PSD em Sergipe.

Tudo é cedo? Sim e não. Um ano voa e o povo mandou o recado, não está mais disposto a ver rivais se aproximando por conveniência. Como disse Rogério, a vitória de Emília “mudou o jogo” para 2026. Parece óbvio, mas uma leitura incorreta do tamanho do impacto ou o achismo de que poder e máquina são suficientes podem levar a erros fatais.

Notas em férias

Iniciando um descanso curto até o próximo dia 17. Por isso, a Domingueira seguirá esta semana sem notas dos bastidores. As notas exigem tempo de apuração e diálogo, e isso requer trabalho, e se é trabalho, não é descanso (risos). Portanto, com sorriso no rosto, acreditamos que contaremos com a compreensão de todos os leitores e leitoras. Boa semana e até dia 17.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1