Nacional
- Início •
- Blog
Aeroportos passarão a ter salas especiais para passageiros com TEA
Da redação
05/11/2024
Através de programa do Ministério de Portos e Aeroportos, 20 salas especiais deverão ser implantadas até 2026 para acolher passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) e outras neuro divergências no deslocamento pelos aeroportos. Dados da pasta apontam que 200 mil pessoas com TEA passam por aeroportos no Brasil mensalmente.
A iniciativa foi anunciada pelo ministro Silvio Costa nesta terça-feira, 5, e prevê a implantação de salas multissensoriais que visam oferecer estímulos para promover relaxamento, concentração e bem-estar.
De acordo com o ministério, até o fim do primeiro trimestre de 2025, cinco salas multissensoriais serão instaladas ao redor do país. Atualmente, o Brasil conta com duas dessas salas, localizadas nos aeroportos de Florianópolis e Vitória, instaladas pela Concessionária Zurich Airport.
O programa também prevê a implantação de salas de acomodação, com estímulos reduzidos para acolher passageiros durante momentos de crise.
Estão previstas reavaliações de procedimentos para melhoria da experiência do passageiro com TEA, tanto em voo quanto em solo; e a disponibilização de capacitação para os profissionais do setor, bem como promoção de conscientização e sensibilização dos demais passageiros e profissionais.
“Nossa meta é que todos os aeroportos das capitais e os principais, com maior fluxo, possam ter instaladas essas salas. Tudo sem nenhum custo para a União”, destacou o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.