Cidade
- Início •
- Blog
Liminar proíbe mestre “Zé Rolinha” de sair com grupo em festa dos Lambe-Sujos e Caboclinhos em Laranjeiras
Da Redação
11/10/2024
A Justiça de Sergipe deferiu pedido de tutela de urgência do município de Laranjeiras e determinou que o mestre Zé Rolinha se abstenha de colocar seu grupo na rua durante a tradicional festa dos Lambe-Sujos e Caboclinhos, marcada para este domingo, 13.
Além disso, ele também não pode promover qualquer ação que possa causar “desordem à pacífica realização da manifestação cultural”. Em caso de descumprimento da medida, foi fixada multa no valor de R$100 mil.
Procurada, a Prefeitura de Laranjeiras afirmou que mantém o evento com a mesma programação.
Zé Rolinha é um dos mais antigos e participa do evento há 39 anos. No pedido, o município aponta que o mestre teria criado, em 2022, uma associação privada com o objetivo de arbitrariamente organizar o evento, ignorando a organização realizada pela prefeitura. Além disso, a gestão também afirma que o Conselho Municipal de Cultura já o havia advertido quanto à realização “particular” da manifestação.
Na decisão, o juiz José Amintas Noronha de Meneses Júnior reconhece que o patrimônio cultural de Laranjeiras não deve ser apropriado por apenas uma pessoa, “ante o risco de eventuais conflitos, com possível comprometimento da segurança e do bem estar dos participantes”.
Programação do Lambe-Sujos e Caboclinhos
Segundo a prefeitura de Laranjeiras a programação tem início logo ao amanhecer com sons dos tambores e percussões percorrem as ruas da cidade.
A partir das 9h, os grupos culturais estarão reunidos em frente a Igreja Matriz para receber a tradicional bênção do padre, simbolizando o início das celebrações.
Já às 16h tem início a encenação folclórica dos grupos com a representação do combate no campo do Quaresma.