Cidade
- Início •
- Blog
Pardal registra quase 300 denúncias por irregularidades eleitorais em SE; saiba como denunciar
Da redação
01/10/2024
O estado de Sergipe já registra 298 denúncias por irregularidades eleitorais nas eleições municipais de 2024. Um dos motivos mais citados é o uso indevido de alto-falantes, que já contabiliza 20% das denúncias.
As informações são da plataforma Pardal, desenvolvida pela Justiça Eleitoral. Através dela, cidadãos podem comunicar a ocorrência de alguma irregularidade feita por simpatizantes ou candidatos durante o processo eleitoral.
Segundo o Pardal, até o momento, foram registradas 298 denúncias em Sergipe, sendo 79 destas inquéritos de Aracaju.
Uma informação interessante é o número de denúncias que já foram consideradas verídicas e estão em fase de peticionamento na Justiça Eleitoral. Do total, 145 darão sequência a procedimentos jurídicos junto às candidaturas que foram citadas, representando 50% dos registros classificados como procedentes.
Apesar de existir mais candidaturas ao cargo de vereador entre todos os municípios sergipanos, e com uma redução da porcentagem de números de relatos em comparação às eleições municipais de 2020, as denúncias se voltam mais aos candidatos a prefeito, 105 (prefeito) e 103 (vereador), respectivamente.
Veja agora as cinco cidades com mais registros de denúncias, segundo a plataforma Pardal:
- Aracaju – 79
- Itabaiana – 49
- Santa Rosa de Lima – 20
- Socorro – 21
- Barra – 10
- Lagarto – 10
Como denunciar irregularidades
Se você presenciar irregularidades durante o processo eleitoral, pode fazer denúncias pelo aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, que recebe relatos de propaganda eleitoral irregular.
Para denúncias relacionadas à desinformação, o aplicativo direciona o usuário ao Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade). Casos que envolvam crimes eleitorais ou outras ilegalidades são encaminhados diretamente ao Ministério Público Eleitoral.
Outra opção para denúncias de desinformação é o serviço SOS Voto, disponível pelo número 1491.