Mundo

  • Início •
  • Blog

Líder do Hezbollah morre em ataque aéreo de Israel a Beirute

Da redação

28/09/2024


O grupo líbânes Hezbollah confirmou na manhã deste sábado a morte do seu líder  Hassan Nasrallah, em um ataque aéreo realizado na noite de sexta-feira, 27,  contra prédios residenciais na região sul de Beirute, capital do Líbano, local que seria a sede central do grupo.

Hassan Nasrallah liderava o Hezbollah desde 1992. “Sayyed Hassan Nasrallah, secretário-geral do Hezbollah, juntou-se a seus grandes e imortais companheiros mártires, que ele liderou por cerca de 30 anos”, disse o Hezbollah em um comunicado.

As informações apontam que Israel – autor dos ataques – planejava a ofensiva há vários meses e sabia da localização do líder antes de fazer os ataques. Em coletiva, o chefe do exército de Israel, Herzi Halevi, disse que o ataque foi realizado “após um longo período de preparação” e “no momento certo”. Pelo menoos 80 bombas teriam sido utilizadas nesta ofensiva contra o líder do grupo líbânes.

Integrantes do Hezbollah encontraram e identificaram o corpo de Nasrallah na manhã deste sábado, junto com o de Ali Karake, considerado o número três militar do Hezbollah e que já havia  havia sido alvo de um ataque israelense no último dia 23, também no subúrbio do sul de Beirute.

Nasser Kanani, Ministro das Relações Exteriores lamentou a morte de Nasrallah em publicação no X, e disse que “o caminho glorioso do líder da resistência, Hassan Nasrallah, continuará e seu objetivo sagrado será realizado na libertação de Quds (Jerusalém), se Deus quiser”. O Hamas, que também integra o “Eixo da Resistência”, também lamentou a morte da liderança e chamou o ataque de “covarde”. Por sua vez,  O Líder Supremo do Irã, Ali Khamenei, enviou uma mensagem de segurança ao Hezbollah, dizendo que “todas as forças de resistência regionais” estão ao lado do grupo.

Apesar da morte de Nasrallah, os bombardeios contra Beirute seguem acontecendo neste sábado. Os ataques aéreos israelenses atingiram vários locais no leste e no sul do Líbano, informou a Agência Nacional de Notícias Libanesa (NNA).

Em comunicado manhã deste sábado, os militares israelenses disseram que conduziram “ataques extensos” nas últimas duas horas na área de Beqaa e no sul do Líbano, alegando que tinham como alvo lançadores do Hezbollah, instalações de armazenamento de armas e locais de infraestrutura.

 

 

 

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1