Domingueira

  • Início •
  • Blog

Inquérito investiga Emília por suposta prática de ‘rachadinha’; vereadora também é acusada de nepotismo

Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios

22/09/2024


A máscara caiu? O castelo ruiu? A imagem de guardiã da moralidade sucumbiu? A matéria poderia iniciar com qualquer um desses questionamentos no título, mas seria um sensacionalismo irresponsável. Nossa seriedade e responsabilidade na abordagem de denúncias não nos permite. E observem, esta é, até aqui, a mais grave denúncia contra a vereadora e candidata a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL).

Tudo começa por uma denúncia anônima ao Ministério Público Estadual (MPE). O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) teria analisado a documentação e encaminhado para o Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE). A assessoria de Comunicação da SSP-SE confirmou a abertura do inquérito a pedido do MPE. A solicitação é expressa: investigar crimes de enriquecimento ilícito e danos ao erário, supostamente cometidos pela vereadora Emília Corrêa no âmbito de seu mandato. A SSP-SE não irá, por enquanto, se pronunciar sobre o andamento do inquérito que está em sigilo.

Por este motivo, a Domingueira não teve acesso ao conteúdo do inquérito, as informações aqui descritas foram obtidas através de uma fonte.

Sabemos que não vai demorar para a pauta da campanha mudar e os adversários de Emília questionarem o discurso dela: como usar o argumento de combate ao “sistemão”, supostamente utilizando-se de práticas ilícitas? Passarão a perguntar.

A denúncia é uma estratégia política pra tentar descredibilizar os argumentos da candidata? Ou as acusações têm procedência? Só as investigações e o tempo dirão. Mas, se o inquérito policial realmente foi instaurado, é possível que exista, ao menos, indícios de uma suposta prática ilegal.

Antes de detalhar o conteúdo da denúncia, cabe destacar que para a fonte que nos trouxe a revelação, a conduta antiética da vereadora se inicia desde a sua primeira campanha em 2012, quando teria supostamente usado a estrutura da Defensoria Pública em beneficio de seu projeto político.

E por que surge a análise da atuação da Defensoria? Além do uso político, existiria uma suposta prática de nepotismo, com a nomeação de sua cunhada Kalina Corrêa em 2011. Segundo a fonte, a Corregedoria não teria instaurado investigação, mas foi recomendada a exoneração. Em 2022, Kalina recebe resíduo de rescisão salarial, o que comprova o vínculo temporário.

No mandato, Emília “estranhamente”, segundo análise da fonte, concentrou quase 50% da verba de pagamento de pessoal em duas assessoras, Sueli Oliveira Dantas e Elani Silva Gois, uma com salário de R$ 9.980,06 e a segunda de R$ 8.143,67. As assessoras, segundo a fonte, teriam padrão de vida notoriamente inferior aos salários. O que apresentaram ao MPE, e automaticamente o Deotap está apurando, é a suposta existência de repasses da conta corrente das assessoras diretamente para a conta de Emília e, posteriormente, saques mensais sequenciados ao recebimento de salário com os valores sendo supostamente repassados para a Kalina Corrêa.

Na denúncia, constaria a informação dos supostos beneficiários, que seriam: a própria vereadora, a cunhada Kalina, o irmão Paulo, e uma funcionária da Defensoria Pública, que teria passado os últimos anos atuando para atender de ‘forma especial’, pessoas indicadas por Emília e sua assessoria.

Uma coisa é certa, se estas denúncias fossem feitas contra qualquer um dos seus adversários, Emília afirmaria, como no caso da licitação do Transporte Público, que é mais uma prova da atuação do “sistemão” ou seria mais uma oportunidade para dizer que a política está cheia de “sepulcros caiados”. Nos próximos dias, a fonte da Domingueira promete trazer novas revelações.

A Domingueira contatou a assessoria de comunicação de Emília, que encaminhou nota à coluna informando que a candidata Emília Corrêa está totalmente tranquila e à disposição de qualquer órgão fiscalizador. Disse ainda, que ela não foi notificada sobre qualquer tipo de investigação e que prestará todos os esclarecimentos necessários, de forma transparente e pública, acreditando na Justiça.

NOTAS DA SEMANA
Guerra de Pesquisas
Há uma verdadeira guerra de pesquisas em todos os municípios. Resultados para todos os gostos e interesses. Parlamentares federais já estudam apresentar proposta para alterar a lei eleitoral e proibir a divulgação de resultados de pesquisas durante o período de campanha. Há os que pensam que elas poderiam ser liberadas após as 17h do dia da eleição, a chamada ‘pesquisa boca de urna’.

Guerra de Pesquisas II
A pesquisa ‘boca de urna’ exigiria maior responsabilidade dos institutos, já que estariam pressionados pela iminência do resultado. A divulgação anterior passa pela justificativa do ‘retrato do momento’. O fato é que nessa narrativa, os resultados são discrepantes e as pesquisas caem cada vez mais no descrédito.

Radialista agredido
O radialista Aclécio Prata foi agredido por militantes da campanha da candidata Rafaela. O fato ocorreu na noite da última sexta-feira no povoado Jenipapo. O agressor quebra a bandeira da candidata e depois passa a provocar o radialista. As imagens são claras. Um boletim de ocorrência foi prestado. É preciso que as lideranças políticas façam declarações de repúdio a este tipo de atitude.

Fim dos Mecenas
As eleições de 2024 podem marcar o fim da influência da família Mecenas na cidade de São Domingos. O ex-prefeito Hélio Mecenas, que foi condenado e cumpriu pena no semiaberto, foi impugnado. Seus aliados lhe deixaram para trás e registraram outra chapa. Hélio agora pede a impugnação dos ex-aliados. No fim, o prefeito Binho pode acabar sem adversários.

Luiz motivado
O candidato Luiz Roberto permanece cada vez mais motivado quanto ao resultado do pleito de 2024. Segundo a coordenação do candidato, o crescimento nas pesquisas mostra nítida e segura passagem para o segundo turno.

Luiz motivado II
O grande volume de campanha, com diversas atividades concomitantes em diferentes comunidades, faz a campanha de Luiz ter um diferencial diante das demais. É Luiz para um lado, Fabiano para outro, Edvaldo, Fábio e demais lideranças se separando para outros.

Yandra confiante
A deputada federal Yandra Moura passou a crise da semana passada e fez uma semana com bons resultados. Sua candidatura à Prefeitura de Aracaju segue perseguindo o segundo turno. A coordenação da candidata segue confiante de que ela estará no segundo turno. A postura dela ao longo da semana, referenda posição de seus aliados.

Yandra aposta no voto da juventude
A candidata fez programa eleitoral voltado para a juventude. Yandra sentou com jovens para ouvi-los e apresentar suas propostas para essa parcela da sociedade. A aposta é de que jovem, conversando com jovem, traga o engajamento esperado para adquirir os votos necessários.

Triste fim de Almeida
Circula nas redes sociais, vídeo de Almeida Lima fazendo campanha em Nossa Senhora das Dores. O ex-deputado estadual, ex-prefeito de Aracaju, ex-senador e ex-deputado federal se presta a situação popularmente deplorável. Ele já teve votação pífia na última vez que disputou Aracaju em 2020. Agora, caminha para resultado pior ainda em sua terra natal. Nas imagens, Almeida aparece sozinho, com seu discurso enfadonho e rebuscado, sem atrair a menor atenção.

Inauguração
A reformulação do Ipesaúde, ainda na gestão do então presidente Cláudio Mitidieri, continua dando resultados positivos. Recentemente, foi inaugurada a nova unidade no município de Itabaiana, e nesta segunda-feira, 23, é a vez do Centro de Terapias Integradas, que visa atender crianças e adolescentes de até 13 anos e 11 meses, de maneira multidisciplinar.

No interior
O governador Fábio Mitidieri esteve ontem no alto e médio sertão sergipano autorizando e inaugurando obras nos municípios de Cumbe e Nossa Senhora da Glória. Em Cumbe, foi autorizada a construção de uma quadra poliesportiva, enquanto em Glória foi inaugurado a duplicação da pavimentação asfáltica da entrada da cidade e assinatura da ordem de serviço para implantação e pavimentação do Caminho da Fé.

Nosso Twitter @portalfanf1

Nosso Instagram @portalfanf1