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Eleições: confira as propostas dos candidatos à Prefeitura de Aracaju sobre as vagas em creches

Da redação

20/09/2024


Em Aracaju, segundo a gestão municipal, cerca de 2.835 crianças estão fora da sala de aula, sendo que 1.782 destas aguardam vagas nas creches.

Pensando nesse aspecto e na importância para as famílias aracajuanas, o Portal da Fan F1 fez um consulta aos planos de governo dos candidatos à Prefeitura de Aracaju sobre o tema. Confira:

Candisse Carvalho (PT)

  • Priorizar a eliminação das filas em creches e escolas e o combate ao analfabetismo em Aracaju.
  • Educar, Incluir e Democritizar
  • Zerar a fila de espera à educação municipal nos 180 primeiros dias da gestão;
  • Recuperação física e ampliação do número de creches municipais.
  • Mapeamento e organização de credenciamento de parcerias para funcionamento de creches comunitárias em parceria com a prefeitura.
  • Valorização das Mulheres
  • Prioridade para Vítimas de Violência: Garantir a prioridade de acesso às vagas em programas de renda, habitação e creches para mulheres vítimas de violência doméstica.
  • Política de cuidados, da infância ao envelhecimento
  • Ampliar a oferta de vagas em creches e escolas públicas para garantir que todas as crianças tenham acesso à educação desde a primeira infância.

Delegada Danielle (MDB)

  • Zerar a fila de creches
  • NA PRÉ ESCOLA (PROGRAMA +CRECHE)
  • Ampliação gradual das vagas de creche por meio de PPPs enquanto ocorre o aumento do quantitativo de creches municipais.
  • Implantação do Complexo Escolar, com a construção de creches acopladas às escolas municipais.
  • NA ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • A partir da análise do CADÚnico, será feito o diagnóstico das famílias. A atuação da Prefeitura se dará, na ponta, através da ação conjunta de suas diversas unidades operacionais: CRAS + Unidade de Saúde da Família + Creches + Escola de Ensino Fundamental + Qualificação Profissional + Morar Melhor. Para atender às necessidades de cada pessoa – e da família – serão disponibilizados serviços que os beneficiarão direta e indiretamente.

Emília Corrêa (PL)

  • Soluções para a Educação
  • Zerar a fila de espera ao acesso às Creches, cuidando de uma fase da educação que é essencial para o desenvolvimento integral do ser humano, com foco no acolhimento, aprendizagem, socialização e alimentação.
  • Investir nas estruturas das creches que devem permitir interações e brincadeiras, desenvolvendo o direito a conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se (BNCC, 2018).
  • Soluções para o Desenvolvimento Social – Direito, Cidadania e Inclusão
  • Implantação de um sistema único que englobe os dados dos envolvimentos em diversas áreas, para que funcione uma interação entre postos de saúde, creches, escolas, hospitais públicos, garantindo a efetividade dos serviços de acesso a inclusão.

Felipe Vilanova (PCO)

  • Nenhuma proposta apresentada nesse aspecto.

Luiz Roberto (PDT)

  • Oferecer suporte para equilibrar a vida profissional e familiar, implantando horários flexíveis e creches acessíveis, facilitando a participação das mulheres no empreendedorismo;

Niully Campos (PSOL)

  • Construir, Equipar e implementar uma política de creches para atender à toda a população com prioridade para os bairros novos e, ampliação das creches para as unidades existentes em todos os bairros;
  • Ampliação da vagas em escolas e creches no município, conforme demanda do Cadastro Reserva;
  • Defendemos o investimento na infraestrutura escolar, para melhoria das condições de trabalho e estudo, com ampliação das escolas, laboratórios de informática e climatização das salas;
  • Garantir progressivamente o equipamento das salas de aula de modo que as crianças e jovens tenham uma estrutura didáticopedagógica completa e com respeito às diferenças;
  • Garantir salas preparadas para atendimento às pessoas com deficiência e condições de trabalho dignas para os profissionais, acabando com a precarização das contratações temporárias;
  • Garantir o não fechamento de salas de aula e de escolas; A ampliação do quadro de funcionários de apoio. Psicólogos, assistentes sociais e professores de informática precisam ser contratados, na medida em que a escola necessita converter-se num espaço cada vez mais seguro de acolhimento para nossas crianças e adolescentes.
  • Implementar progressivamente escolas públicas de tempo integral;
  • Implementação de projetos de “espaços corujas” com horários noturnos de atendimento das creches públicas para mães que trabalham e estudam em jornadas noturnas;
  • Creches – por meio dos Conselhos de Mulheres e de Crianças, levantar deficiências do sistema de creches e executar políticas em cima dessas deficiências. Garantir a transparência e a melhoria da qualidade da merenda escolar para a rede a partir da aquisição de alimentos da agricultura familiar e extrativista, de preferência agroecológicos;

Yandra (UB)

  • Primeira Infância
  • Garantir o direito das crianças com acesso a CRECHES em Aracaju.
  • Creches e Apoio à Maternidade: Ampliar a rede de creches públicas para apoiar mulheres que trabalham ou estudam, garantindo um ambiente seguro para seus filhos durante a jornada de trabalho ou estudo.
  • Mais Creche Aracaju
  • O Programa destina-se a pagar vagas em escolas privadas para crianças de 0 a 3 anos que aguardam atendimento na rede pública e conveniada. A prefeitura cobrirá esses custos diretamente, sem repassar recursos para as famílias, enquanto novas unidades não são construídas. Esse investimento visa suprir a carência de vagas na educação infantil, complementando a rede existente sem afetar a estrutura atual das escolas municipais.
  • Mãezona:
  • O Mãezona é um programa focado na educação infantil que visa expandir o acesso à educação de qualidade na primeira infância em Aracaju. O projeto inclui a construção de novas creches e a ampliação das existentes, com o objetivo de dobrar o número de vagas disponíveis. Além de proporcionar um ambiente seguro e estimulante para as crianças, o programa apoia as famílias, especialmente as mães, oferecendo cursos profissionalizantes para gerar trabalho nas comunidades da Zona Norte e Zona de Expansão. As creches serão ambientes coloridos, equipados com materiais didáticos e brinquedos educativos, e terão uma rotina diária que inclui atividades lúdicas e educativas. O Mãezona também criará empregos ao contratar uma equipe multidisciplinar, beneficiando diretamente as crianças e suas famílias, e promovendo o desenvolvimento social e educacional de Aracaju. Além disso, No Projeto Mãezona, mães habilidosas em costura e confecção serão responsáveis pelos uniformes escolares e roupas para desfiles cívicos das escolas municipais, com a Prefeitura comprando diretamente delas, gerando oportunidades e renda para as famílias.
  • Garantir o cumprimento da Lei Federal 14.851 de 03.05.2024
  • Que dispôs sobre os mecanismos de levantamento e de divulgação da demanda por vagas em creches com o compromisso de zerar as filas de espera por vagas
  • Projeto Merenda Legal:
  • Durante o período de férias, a Prefeitura de Aracaju garantirá a continuidade da merenda escolar para crianças da rede municipal.
  • As escolas oferecerão café da manhã, almoço e lanche da tarde, assegurando nutrição adequada. Para creches polos, o atendimento será integral com cinco refeições diárias. O projeto visa aliviar o impacto financeiro nas famílias e garantir a saúde das crianças durante as férias.

Zé Paulo (Novo)

  • Criar creches;
  • Enquanto não houver creches em número suficiente, celebrar convênios com creches privadas e, emergencialmente, restabelecer o programa mães cuidadoras, que permite o aproveitamento de pessoas da comunidade para cuidados dos filhos de outras mães.

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