Domingueira
- Início •
- Blog
Sukita repete erros e segue em confronto com a Justiça
Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios
01/09/2024
Com a mesma transparência que usamos para criticar decisões desfavoráveis a Sukita, como no caso da suspensão das redes sociais, trazemos, desta vez, uma análise contrária ao líder político, que é especialista em se meter em confusões.
Independente de quem sejam os adversários, a disputa eleitoral tem regras e estas devem ser cumpridas. Quem insiste em descumprir regras e cometer abusos em uma eleição, fará o mesmo na gestão. Fato! O pior de tudo, é que a sociedade brasileira adora descumprir regras, e perdoa, de acordo com sua posição ideológica ou paixão enceguerada por um personagem da disputa, àqueles que agem fora da lei. Uma sociedade condescendente a infrações paga as consequências.
Toda uma vida de confronto a decisões judiciais. Esse é Manoel Messias Sukita. Políticos sempre encontram narrativas para fazer acreditar que determinadas decisões são injustas. Neste caso das eleições de 2020 e 2024, a decisão que aqui abordamos está coerente com o que diz o texto da lei. Sukita realmente comete infrações ao artigo 242, do Código Eleitoral.
Impedido de disputar eleições por não ter direitos políticos, Sukita buscou apoiar familiares. Em 2020 a irmã, Clara Sukita. Agora, em 2024, ele coloca outra mulher, a filha Isadora. O que há de ilegal nisso? Nada! Não é essa a discussão. O problema é que ele não é o candidato, mas nas campanhas aparece como se o fosse.
E atenção, a argumentação não é dos seus adversários, é do Ministério Público Eleitoral (MPE). É o órgão fiscalizador que apresenta a Ação contra Sukita.
O MPE juntou provas, como postagens feitas nas redes sociais de Sukita e da candidata, para afirmar que eles estão criando nos eleitores um estado emocional e passional para influir no voto.
Diz o texto do Código Eleitoral no artigo 242: “A propaganda, qualquer que seja a sua forma ou modalidade, mencionará sempre a legenda partidária e só poderá ser feita em língua nacional, não devendo empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”.
E onde está o erro de Sukita? Em criar nos seus eleitores apaixonados, a certeza de que Capela, na verdade, será gerida por ele. Não importa, portando, quem é o candidato ou candidata.
Disse a juíza na decisão: “E, de fato, verifica-se que a maciça presença do ex-prefeito conhecido como Manoel Sukita nos eventos de campanha, colocando-se na condição de pessoa que está à frente da chapa, relega a candidata Isadora Sukita como mera “fachada”, apresentando-se como “candidato de fato”, aquele que irá realizar a gestão pública caso a “candidata de direito” sagre-se vencedora no certame”.
A magistrada foi dura, determinou uma série de ações que devem ser cumpridas, sob pena de multa de R$ 30 mil para cada descumprimento. Nas notas da Coluna você poderá atestar as medidas determinadas pela juíza Viviane Kaliny Lopes de Souza, que não é natural de Sergipe e já atuou na Justiça do Piauí.
Por mais que estranha pareça, a decisão está dentro do que determinam as regras e, se em outras cidades isso ocorre e nada é feito, que os representantes de coligações e do MPE, nas demais Comarcas, estejam mais atentos para agirem.
E Sukita, que se ajuste às regras. A certeza única é de que ele aproveitará para sustentar o discurso de perseguição.
NOTAS DA SEMANA
Maria do Carmo descansou
A primeira mulher eleita para o Senado em Sergipe partiu neste sábado, 31 de agosto, às 18h54. Ele estava internada no São Lucas desde a última segunda-feira, após sentir-se mal e procurar atendimento médico. Maria foi diagnosticada com um câncer no pâncreas com metástase no fígado.
Maria do Carmos descansou II
Após diagnóstico, ela acabou ficando internada e teve ao longo da semana uma piora consecutiva de seu quadro de saúde. Ana Alves participou do Jornal da Fan, na última sexta-feira, e revelou que não havia mais procedimentos possíveis pela Medicina. A família esperava portanto por um milagre.
Maria e seu legado
Como todo personagem da política, Maria do Carmo aglutinou fãs e desafetos. Foi secretária de Estado da Assistência Social, primeira mulher candidata a prefeita de Aracaju, primeira mulher eleita para o Senado e a primeira e única a conseguir três reeleições consecutivas.
Homenageada pelo partido
A senadora foi homenageada pelo Progressistas no dia do seu aniversário, 23 de agosto. Um vídeo foi postado nas redes sociais referendando o legado de Dona Maria e sua contribuição para a política sergipana e brasileira.
Governador lamentou
O governador Fábio Mitidieri lamentou, em postagem na rede social, a morte da senadora. “Viverá para sempre nos corações de todos os sergipanos”, disse o governador. Fábio referendou ainda a trajetória da mulher, mãe, gestora pública e senadora.
Velório e sepultamento
O velório e sepultamento estão acontecendo no cemitério Colina da Saudade, desde às 23h do sábado e o sepultamento deve ocorrer às 16h. Uma missa será celebrada às 14h presidida pelo Padre Valtervan.
Edvaldo se solidariza
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, afirmou em sua rede social que recebia “com muita tristeza e pesar” a morte da senadora. Segundo ele, as atividades de campanha de Luiz Roberto foram encerradas antes do horário e luto oficial de três dias foi decretado.
Alese decretou luto
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade, decretou luto oficial no parlamento estadual e lamentou a morte da senadora. “A senadora Maria do Carmo foi uma das mais importantes personalidades da política sergipana”, disse Jeferson.
Candidatos e candidatas lamentam
Os diversos personagens da campanha de 2024, candidatas e candidatos, lamentaram em suas redes sociais o falecimento da senadora Maria do Carmo. O Jornal da Fan dessa segunda-feira, 2, irá tratar da repercussão da morte da senadora Maria do Carmo.
Sukita achou exagero
Como já era de se esperar, Sukita classificou a decisão judicial de exagerada e afirmou que sua defesa irá recorrer. Ele disse que tudo não passa de desespero. Por ligação, Sukita fez algumas argumentações. A Domingueira pediu uma nota oficial com a posição e os questionamentos dele, mas não recebeu.
Prazo para retirar tudo
O primeiro passo que Sukita precisará tomar é retirar as postagens das redes sociais: “os Representados retirem, no prazo de 24h, todas as fotografias e vídeos das redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), em que Manoel Messias Sukita Santos apareça desempenhando atos políticos”.
Proibido de “ato ativo”
O apoiador Sukita não poderá sobrepor a imagem da candidata. É a segunda determinação. “Manoel Messias Sukita Santos se abstenha de praticar ato ativo, de cunho eleitoral, em benefício de qualquer candidato”.
Excesso de uso da imagem
A campanha de Isadora não poderá, até que consiga reverter a decisão, usar o nome de Sukita nas peças de campanha. “Os Representados se abstenham de utilizar slogans, jingles ou qualquer material de campanha com o nome ou a imagem de Manoel Sukita, em todos os atos de campanha eleitoral”.
Imagem e voz fora
Nos materiais de campanha não poderá aparecer a imagem de Sukita ou sua voz. “Representados se abstenham de utilizar no material de campanha (panfletos, santinhos, cartazes, placas, encartes de redes sociais, etc.) a imagem ou a voz do representado Manoel Sukita”.
Sukita na gestão
A campanha de Isadora está proibida de alimentar a esperança de que Sukita participará da gestão: “Representados proibidos de utilizar, em qualquer ato de campanha, jogo de palavras publicitariamente voltados a alimentar a ideia de participação do Representado Manoel Sukita, na gestão da chapa de Isadora Sukita, caso essa seja eleita”.
Programas iniciaram
Em todo o Brasil iniciaram os programas eleitorais. Na capital, cada um dos candidatos e candidatas buscaram estratégias diferentes. Nas próximas notas vamos fazer, com os leitores, um jogo de adivinhação. Vamos comentar o programa e vocês deduzem de quem se trata. Iremos tomar por base os programas da sexta-feira. Alguns parecem óbvios.
Do caos ao avanço
Um programa mostrou o que Aracaju era em 2016 e 2017. Os avanços obtidos, o currículo técnico e de realizações do postulante a continuar comandando e o povo falando. Atestando assim, que a sociedade avaliza a continuidade.
As bençãos de Deus
Um programa mostrou a candidata grata pelas bençãos que recebeu na vida, e esperançosa de receber nova benção de ser a primeira mulher a governar Aracaju. Único programa que mostrou o vice.
Pequeno, mas direto
Uma candidata com pouco tempo fez programa com boa capacidade de mostrar proposta. Abordou o déficit habitacional e deu recado de forma curta, mas direta.
Lula prefeito
Lula parece estar disputando a Prefeitura de Aracaju. Desde a esperança que a candidata recebeu quando pequena, transportada pela mãe, até os dias atuais com a impressão de que Lula virá gerir Aracaju e deixar os desafios de governar o Brasil.
Contrariou a lógica
Um programa contrariou a lógica do marketing. Evitou aquela tradicional apresentação da candidata e aproveitou a oportunidade para fortalecer o perfil da postulante e suas propostas, nomeadas numa suposição de diálogo na rede social.
Avanço com juventude
Um programa iniciou com o texto mais bem elaborado, dentro da lógica do esperado. Tentou gerar expectativa no eleitor e, por fim, apresentou a candidata como a capaz de quebrar a marca já quebrada em 2022 e se tornar a primeira prefeita de Aracaju.
Adailton desmente
Alguns portais têm noticiado que Adailton Souza não aceitaria a substituição de Valmir de Francisquinho por outro nome. O prefeito desmente veementemente e, em nota, assegura que estará firme na campanha de Ícaro de Valmir ou de qualquer outro nome que venha a ser escolhido.
Valmir de Francisquinho apreensivo
O candidato a prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), fez um tour por escritórios de advocacia na última sexta-feira, 30 de agosto, aqui em Aracaju. Tudo para tentar encontrar um caminho para barrar o julgamento de uma ação de improbidade, que deve ocorrer nesta segunda-feira. Valmir está apreensivo de ficar inelegível.
Valmir anunciou Ícaro
Em ato de campanha na cidade de Itabaiana, Valmir anunciou que, caso fique inelegível, Ícaro será o nome a substituí-lo e que, em 2030, Adailton Souza poderá ser o nome do agrupamento para concorrer a vaga na Câmara Federal.
Capitão Samuel deixa o Progressistas
O suplente de deputado federal Capitão Samuel deixa o Progressistas. Ele recebeu a anuência para saída do presidente nacional Ciro Nogueira e já deu entrada no pedido de autorização para desfiliação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele tem a assessoria do advogado Fabiano Feitosa neste processo.
Samuel e o futuro partido
Capitão Samuel informou à Domingueira que teve três convites. O governador Fábio Mitidieri abriu as portas do PSD e do PSB. E a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, garantiu que lhe daria a sigla para que ele monte um grupo forte, na tentativa de eleger um federal.
Investimentos em Sergipe
Sergipe tem sido vitrine para grandes empresas e indústrias que visam realizar investimentos no Estado. O interesse desses conglomerados é muito graças ao novo ambiente de negócios estabelecido em terras sergipanas a partir da gestão Fábio Mitidieri, que tem mantido o equilíbrio das contas públicas e responsabilidade fiscal como obrigação da Administração Pública.
Mercado de Trabalho
Em pesquisa divulgada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, Sergipe se destacou com a menor taxa de rotatividade empregatícia do Nordeste, atingindo 26,53%, a 3ª menor do Brasil. A taxa representa a amplitude com que a força de trabalho é substituída no mercado no período. O resultado indica a maturidade do mercado e da força de trabalho dos sergipanos, atesta o secretário do Estado do Trabalho, Jorge Teles.
Receitas das campanhas Aracaju
Abaixo a lista de campanhas que mais arrecadaram:
Emília – R$ 4.000.000,00
Danielle – R$ 3.236.500,00
Luiz Roberto – R$ 3.000.000,00
Yandra – R$ 2.007.000,00
Candisse – R$ 811.000,00
Niuly – R$ 400.000,00