Cidade
- Início •
- Blog
27 feirantes são notificados por irregularidades em balanças nas feiras livres
Da redação
29/08/2024
27 feirantes foram notificados pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por irregularidades nas balanças utilizadas nas feiras livres de Sergipe.
Durante uma operação realizada entre os dias 9 e 23 de agosto em todo o estado, agentes fiscais do ITPS percorreram feiras livres nos municípios de Aracaju, Propriá, Nossa Senhora do Socorro e Carira e inspecionaram mais de 87 balanças nas feiras. Segundo o ITPS, as irregularidades encontradas nas balanças notificadas incluíam o uso de instrumentos sem modelo aprovado pelo Inmetro, segmentos de dígitos danificados, escalas ilegíveis, modelo alterado, e erros no ensaio de excentricidade, caracterizado como erro do Equipamento de Medição de Massa (EMA).
“A fiscalização das balanças é fundamental para garantir que os consumidores recebam a quantidade exata de produto pelo qual estão pagando e que os comerciantes entreguem também a quantidade certa pela qual estão recebendo. Encontramos alguns casos de erros de medição que vão além do permitido, e é nossa missão assegurar a conformidade desses equipamentos com os padrões estabelecidos pelo Inmetro,” afirmou o diretor-presidente do ITPS, Denisson Salustiano.
As balanças devem ser verificadas anualmente pelo ITPS e possuir o selo do Inmetro, a tarjeta de identificação do modelo e o lacre, assegurando que estão em conformidade com as normas de qualidade e precisão estabelecidas pelo órgão regulador. O selo do Inmetro é um indicativo de que o equipamento passou por testes rigorosos, garantindo a confiabilidade e precisão nas medições.
Novas fiscalizações serão realizadas pelo ITPS em todo o estado, que visa garantir que os instrumentos de medição utilizados no comércio estejam em conformidade com as regulamentações do Inmetro, e assegurar a justiça nas transações comerciais e a segurança dos consumidores.