Domingueira
- Início •
- Blog
Valmir Monteiro parte sem realizar seu maior sonho e deixa legado de um líder popular
Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios
11/08/2024
O menino que subia em uma carteira escolar e discursava tornou-se uma das maiores lideranças políticas de Lagarto dos últimos tempos. Foi prefeito e deputado estadual, representando o povo que o acolheu quando ainda tinha doze anos de idade. Como nem todos os sonhos a gente consegue realizar, ele partiu neste sábado, 10, sem concretizar seu maior desejo.
Natural de Salgado, mas em Lagarto desde a adolescência, Valmir construiu relações comerciais virtuosas no município. Foi líder católico e, diante de sua dedicação, acabou incentivado por seu espírito de doação aos mais pobres, a entrar para o campo das disputas eleitorais.
Afirmar que Valmir é uma das maiores lideranças com perfil popular dos últimos tempos em Lagarto, não é eufemismo, nem hipócrita homenagem pós-morte. Os fatos políticos comprovam. Numa cidade marcada pela disputa histórica de dois fortes grupos políticos, quem consegue furar esse bloqueio, manter mandatos na Assembleia Legislativa e, após impedido por revezes jurídicos, eleger o filho, Ibrain Monteiro, em dois mandatos consecutivos, não tem outra qualificação, senão líder popular.
Valmir Monteiro partiu sem me conceder uma entrevista chave. Em reservado, me revelou detalhes de um de seus processos, que se comprovados e ganhassem o conhecimento da sociedade, poderíamos estar diante de um dos maiores escândalos jurídicos de Sergipe. Sua assessoria jurídica, de forma correta, o fez desistir por várias vezes desse intento. Foram prudentes, pois enfrentar sistemas quando se está fragilizado politicamente, nem sempre é um bom caminho.
Em maio de 2022, quando começou seu tratamento com a quimioterapia, Valmir me concedeu entrevista enquanto se arrumava para vir a Aracaju e iniciar seu périplo. Para quem acompanha de longe, sem sentir as dores e revezes de um tratamento como este, não imagina que cada dia parece um ano, cada ano uma década. É viver cada segundo como se fosse o último.
Agora, em 2024, Valmir lançou sua pré-candidatura a prefeito de Lagarto. Esse era seu maior sonho e ele parte sem realizá-lo. Muitos o criticaram, achando que deveria se dedicar aos cuidados com a saúde e esquecer a política eleitoral e partidária. Não sabiam estes que, na verdade, Valmir usava, com essa sua determinação de voltar a administrar Lagarto, do melhor remédio para manter sua alma resiliente. Voltar a ser prefeito de Lagarto era a sua morfina, sua maior motivação na luta contra o câncer.
Fervoroso, Valmir deu testemunho em seu último aniversário. Disse viver sem mágoas, não carregar rancores, sabedoria peculiar de quem preparava a alma para partir.
A morte abre espaço para incoerências. Aqueles que não tiveram altivez de lhe parabenizar no seu último aniversário, ousaram prestar condolências. E não o fizeram antes? Talvez por medo? Hoje que sua voz não pode mais esbravejar as verdades, usaram de uma suposta solidariedade.
Ele fica para a história. Jamais Lagarto poderá ser contada, sem que seu nome seja registrado. E quem sabe um dia, seus seguidores apaixonados encontrem uma forma de honrá-lo. Valmir partiu se sentindo traído, mas com o espírito leve.
NOTAS DA SEMANA
Os dois maiores aliados
Só há dois políticos em Sergipe que podem bater no peito e afirmarem que jamais abandonaram Valmir Monteiro, estes são André Moura e Rogério Carvalho. Talvez eles disputem em suas consciências quem seria o maior e mais próximo. Mas hoje, não é momento para disputas, ambos precisam ser registrados por dever de memória a Valmir.
Os dois maiores aliados II
André Moura postou um vídeo com um poema, o trecho inicial dizia. “Tem algumas pessoas que a gente gostaria que vivessem para sempre”. A forma da homenagem mostra a relação mais que política. O vídeo mostra um trecho do discurso de Valmir na missa do seu aniversário em julho, quando ele agradece a André pela presença. Justa homenagem!
Os dois maiores aliados III
O senador Rogério Carvalho fez também questão de fazer homenagem ao aliado e amigo. Uma cena de Rogério com Valmir me chamou atenção, foi quando do seu último aniversário, Valmir o nota e começa a agradecer a sua presença, Rogério vai até ele e dá-lhe um beijo na cabeça, com enorme fraternidade. Na homenagem de ontem, o senador petista relembrou, em fotos, momentos vividos com Valmir. Homenagem sincera.
Governador fez memória e marcou presença
Em uma postagem nas redes sociais, Fábio Mitidieri disse: “foi na política que Valmir pôs em prática seu ímpeto social com a criação do Bolsa Família municipal e do Festival da Mandioca”. Para o governador, “Valmir deixa um legado de liderança para os lagartenses”. Fábio esteve presente no velório de Valmir, que ocorre no Ginásio Ribeirão em Lagarto.
Superadas divergências
Reescutando a entrevista que Valmir me concedeu em maio de 2022, é possível concluir que a superação da rivalidade política com os Reis se deu exatamente no momento em que ele foi diagnosticado com câncer e iniciou o tratamento. Ou seja, não foi casuísmo deste período eleitoral. Na entrevista, Valmir revela que recebeu ligação de Jerônimo Reis.
Família Reis no velório
O ex-prefeito Jerônimo Reis, seus filhos, Fábio e Sérgio Reis, e sua irmã, a ex-deputada Goretti Reis, estiveram no velório no momento que ele se iniciava. Eles estavam com o governador Fábio Mitidieri e cumprimentaram os familiares.
Gustinho criticado
O deputado federal Gustinho Ribeiro fez postagem em homenagem a Valmir Monteiro. No último aniversário de Valmir, Gustinho e família não fizeram registros, ontem resolveram fazer. Gustinho chama Valmir de “grande líder” e afirma que “teve a honra de lutar ao seu lado em muitas batalhas”. Não demorou muito e diversas críticas foram feitas. O volume foi tão grande, que a assessoria resolveu proibir comentários na postagem.
Gustinho criticado II
Abaixo retratamos, em imagens, alguns dos comentários feitos na postagem antes do bloqueio.
Cancelou atividades
Ciente de que o ex-prefeito Valmir Monteiro vivia seus últimos momentos ao lado de familiares, na noite da sexta-feira, 9, o pré-candidato Sérgio Reis comunicou, em vídeo nas redes sociais, que estava cancelando a agenda de campanha em respeito à dor da família e da sociedade lagartense.
Rafaela cancelou no sábado
Por volta das 13h deste sábado, após toda a repercussão da morte de Valmir, a pré-candidata Rafaela Ribeiro decidiu cancelar a agenda de campanha e comunicou a posição em suas redes sociais.
Hilda e Rafaela evitaram
A prefeita Hilda, e sua candidata Rafaela, evitaram postar na página principal do Instagram qualquer tipo de solidariedade ou nota de pesar em favor de Valmir. A estratégia foi postar nos stories, espaço em que os comentários são controlados e ficam privados.
Luto oficial
A Assembleia Legislativa de Sergipe decretou luto oficial de três dias no final da manhã e divulgou a decisão por volta do meio-dia. A prefeita de Lagarto tomou a mesma decisão, desta feita com luto de sete dias, porém só comunicou por volta das 15h.
Reta final
Reta final de registros de candidaturas para todos os municípios. O prazo se encerra no próximo dia 15. Por ordem alfabética: Candisse, Danielle, Emília, Luiz e Yandra já oficializaram seus pedidos de registro. Na próxima Domingueira, já terão ocorrido os primeiros atos de campanha. Qual será a estratégia de cada uma das campanhas na capital? Expectativa!
Airton desafiado
O pré-candidato a prefeito de Barra dos Coqueiros, Airton Martins (PSD), foi desafiado pelo atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Alberto Macedo, para comparecer ao debate da Fan FM. Airton não enviou assessoria para a reunião, não mostrou disponibilidade de comparecer e não respondeu à provocação. Pelo jeito deve tremer o ‘olho no olho’.
Registros nos demais 74 municípios
Os dados abaixo consideram as informações disponibilizadas pela Justiça Eleitoral até às 23h desse sábado, 10. A ausência, nessa lista, de nomes que já tenham realizado convenção, não significa que tenha ocorrido desistência. Prazo ainda está em curso.
Amparo de São Francisco
Isaías o Galeguinho (União Brasil)
Marcos Sandes (Republicanos)
Arauá
Dr. Fabio (PT)
Areia Branca
Agripino (Podemos)
Renato da Eletrônica (DC)
Talysson de Valmir (PL)
Barra dos Coqueiros
Airton Martins (PSD)
Alberto Macedo (União Brasil)
Boquim
Juquinha das Plantas (Solidariedade)
Campo do Brito
Medici de Main (Progressitas)
Zominho (PL)
Canhoba
Chrystophe Divino (União Brasil)
Edireni (PSD)
Canindé
Alex de Chiquinho (Mobiliza)
Degenal do Som (Avante)
Kaká Andrade (PSD)
Machadinho (União Brasil)
Capela
Carlos Alberto (PL)
Isadora Sukita (PT)
Júnior de Dr Carlos Milton (MDB)
Carira
Diogo Machado (PSD)
Dr Robson (PL)
Carmópolis
Edi Leite (PL)
Cedro de São João
Neudo Alves (União Brasil)
Cristinápolis
Dr Elison (PSD)
Sandro de Jesus (PT)
Cumbe
Eri (União Brasil)
Louro de Vieira (PSD)
Divina Pastora
Izabel de Nollet (União Brasil)
Estância
André Graça (PSD)
Suely Barreto (Cidadania)
Frei Paulo
Rafael da Vidraçaria (PSD)
Gararu
Marcelo de Ary (União Brasil)
Zete de Janjão (PSD)
General Maynard
Acássia Sobral (PT)
Alyson Andreoly (Progressistas)
Marcondes Melo (PSD)
Graccho Cardoso
Arakém (PSD)
Cassinho (União Brasil)
Dr Fenelon (Republicanos)
Ilha das Flores
Felipe de Rocha (Republicanos)
Indiaroba
Marcos Sertanejo (PSD)
Itabaiana
Valmir de Francisquinho (PL)
Itabaianinha
Eraldo do Frigorífico (União Brasil)
Joaldo da Laranja (Progressistas)
Itabi
Aldo Mota (PV)
Gabi de Lica (Progressitas)
Itaporanga
Ivan Sobral (União Brasil)
Professora Renilza (DC)
Japaratuba
Décio de Lara (União Brasil)
Sizi (PT)
Japoatã
Careca da Samam (PDT)
Lagarto
Sérgio (PSD)
Laranjeiras
Deninho Xavier da Madre (Avante)
Macambira
Carivaldo Souza (União Brasil)
Geraldo de Zé Garcia (Cidadania)
Tatá da Saúde (Republicanos)
Malhada dos Bois
Fabio de Dona Rosa (Progressistas)
Zé de Irineu (União Brasil)
Malhador
Paulo de Neto (PSDB)
Moita Bonita
Dr Wagner (Progressistas)
Monte Alegre
Acrísio Pereira (Republicanos)
Evandro Silva (PSD)
Muribeca
Silvio Barreto (União Brasil)
Neópolis
Allysson de Amintas (PSD)
Nossa Senhora da Glória
Alex Pintado (PL)
Capitão Brasil (PMB)
Luana Oliveira (PSD)
Nossa Senhora do Socorro
Coronel Pontual (DC)
Dr Samuel (Cidadania)
Pacatuba
Tais de Diva (MDB)
Pedra Mole
Fagner de Milton (União Brasil)
Pedrinhas
Eliane VIP (Progressistas)
France de Domingos (PSD)
Pinhão
Dr Charles (PL)
Valdinho (PSD)
Pirambu
Guilherme (União Brasil)
Niltinho (Progressistas)
Poço Redondo
Vado Gavião (União Brasil)
Poço Verde
Elmo da Soma (PSD)
Porto da Folha
Everton da Saúde (União Brasil)
Idenilson Albuquerque (PSOL)
Marlene do Sindicato (PDT)
Thiago Santana (PSD)
Propriá
Elisabete (Mobiliza)
Riachão do Dantas
Dr Renan (PT)
Galego (PSD)
Marina de Laelson (Avante)
Mário de Mi (União Brasil)
Riachuelo
Candida Leite (União Brasil)
Petinho de João Grande (MDB)
Ribeirópolis
Georgeo Passos (Cidadania)
Rogério Sobral (PSB)
Rosário do Catete
Monteirinho (PSD)
Salgado
Dr Elba (PSOL)
Duilio (Republicanos)
Givanildo Costa (PT)
Ivan do Ônibus (União Brasil)
Santa Luzia do Intanhy
Adauto Amor (PSD)
Santa Rosa de Lima
Janilson Alves (União Brasil)
Santana do São Francisco
Ricardo Roriz (PSD)
Santo Amaro das Brotas
Dr Sérgio (PL)
Paulo César (União Brasil)
São Cristóvão
Eró Nunes Pipoca (Agir)
São Domingos
Binho (União Brasil)
Hélio Mecenas (Progressistas)
São Francisco
Dudu (União Brasil)
Tom de Itinho (PSD)
São Miguel do Aleixo
Cleane de Everton (União Brasil)
Simão Dias
Cristiano Viana (PT)
Leandro Murad (MDB)
Siriri
Dona Clara (PSD)
Tobias Barreto
Emanuelly Hora (PL)
Tomar do Geru
Jal Construções (PSD)
Umbaúba
Berguinho (Agir)
Juliana Cardos (Republicanos)
Elogios a Sergipe I
Em uma publicação feita no Linkedin, o ex-ministro da Fazenda e atual diretor de Estratégia Econômica e Relações com Mercados do Banco Safra, Joaquim Levy, elogiou o trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado para organizar as finanças públicas e atrair novos investidores.
Elogios a Sergipe II
Levy foi recepcionado pelo governador Fábio Mitidieri e pela secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila, na última terça-feira, 6. Ele destacou as transformações pelas quais passa a economia sergipana, alicerçadas na responsabilidade fiscal, nas vantagens de logística e no setor de energia, além do talento, tradições e inventividade do seu povo. Na publicação, ele também ressaltou o processo de concessão parcial da Deso, cujo leilão será realizado no dia 4 de setembro e deverá atrair investimentos de cerca de R$ 6 bilhões.
Posse de Cláudio e Walter
Após mudanças na área da saúde anunciadas pelo governador Fábio Mitidieri, amanhã,12, o novo secretário de Estado da Saúde (SES), Cláudio Mitidieri, e o novo diretor-presidente do Ipesaúde, Walter Pinheiro, tomam posse. A solenidade está prevista para ocorrer às 15h, na sede da SES. O governo justifica que a mudança se deve a uma decisão estratégica de trabalho. Nos bastidores, a mudança já era especulada desde 2023.