Cidade
- Início •
- Blog
Major afirma que é preciso desconstruir homens e mulheres para findar ciclo de violência
Da redação
06/08/2024
A Lei Maria da Penha – n° 11.340/2006, completa 18 anos neste mês. Nesse sentido, nesta terça-feira, 6, o Jornal da Fan entrevistou a Major Fabíola Goes, comandante da Ronda Maria da Penha. Entre os assuntos, a Major falou sobre as ações voltadas para o ‘Agosto Lilás’ e também apresentou detalhes sobre a campanha ‘Rompa o Ciclo’, que tem por objetivo conscientizar sobre a importância de denunciar os casos de violência doméstica, reforçando a necessidade de intensificar o enfrentamento à violência contra a mulher.
“ Amanhã, dia 7, a Lei Maria da Penha completa 18 anos no nosso país e a gente faz um mês inteirinho de enfrentamento à violência doméstica. Nós trabalhamos todos os vezes, mas o ‘Agosto Lilás’ e essa campanha ‘Rompa o ciclo – que foi denominada aqui no nosso estado, é um mês inteirinho para que a gente reforce e que a gente alcance um público muito maior. Que a gente consiga alcançar aquela mulher do interior, as vezes de um povoado, que não conhece ainda Lei Maria da Penha, que nem sabe o que é um ciclo de violência”, explicou sobre a ação.
Apesar desta nova iniciativa de conscientização, Major Fabíola chama atenção para a necessidade de desconstruir homens e mulheres para romper o ciclo de violência doméstica.
“ Quantas mulheres que são independentes financeiramente vivem relacionamentos abusivos por dependências emocionais? Não são dependências financeiras. São questões culturais que a gente precisa refletir diariamente, para que a gente possa desconstruir homens e mulheres. Mulheres para não aceitar mais o desrespeito, o relacionamento abusivo, essa questão da posse, essas situações, e para que homens percebam que as mulheres são suas companheiras”, pontuou.