Saúde
- Início •
- Blog
SUS vai disponibilizar dois novos medicamentos para a doença falciforme
Da redação
26/07/2024
O Ministério da Saúde vai oferecer, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), dois novos medicamentos (alfaepoetina e hidroxiureia) para tratar a doença falciforme, uma condição hereditária muito comum entre pessoas negras, especialmente em mulheres.
A alfaepoetina é indicada para pacientes que apresentam declínio da função renal e piora do quadro de anemia. Já a hidroxiureia, na apresentação de 100 mg, é recomendada para pacientes com pelo menos de 9 meses de idade. A ampliação para a dose de 500 mg é indicada para pacientes com 9 e 24 meses sem sintomas e complicações.
Os medicamentos devem estar disponíveis em até 180 dias após a incorporação no SUS.
A doença é a enfermidade genética com maior prevalência no país e no mundo, com alta concentração de diagnósticos e óbitos em pessoas pardas e pretas.
O principal instrumento de detecção da doença é o teste do pezinho, que é oferecido pelo SUS. Exames de sangue também podem detectar o quadro a qualquer momento.
O diagnóstico possibilita o início de cuidados específicos, e considerando que se trata de uma doença degenerativa, é importante iniciar os tratamentos o mais rápido possível.