Domingueira
- Início •
- Blog
Yandra supera desconfianças e é, até aqui, a grande surpresa do pleito de 2024 em Aracaju
Por Narcizo Machado e colaboração de Diego Rios
14/07/2024
Os apaixonados por qualquer um dos outros pré-candidatos irão criticar. Mas, o que atesta a análise são os números das pesquisas, contra eles não há contestações.
Algumas pré-candidaturas poderiam ocupar o espaço de revelação neste pleito de 2024, em Aracaju. As mulheres, principalmente por estarem na preferência do eleitorado, são as que mais obtiveram esta oportunidade.
A deputada federal Yandra Moura é uma delas e, até aqui, se consolida como a grande surpresa. Podem alguns leitores argumentar incoerência no texto, afinal, ela não é a líder nas pesquisas.
Mas compreendamos: Emília Corrêa liderando já é algo naturalizado, um dos motivos é por ela estar desde o fim do pleito de 2022 como o nome que atraiu a paixão do voto de oposição. Portanto, não é surpresa!
E Luiz Roberto, que venceu as barreiras e se consolidou como nome governista, não seria uma surpresa? A imagem de Luiz está exposta ao público desde que foi da Comunicação da Petrobras, seu desempenho foi questionado exatamente por isso. A aposta de Edvaldo no perfil começa a vencer barreiras, mas ainda não surpreende.
Yandra, que começou como ‘de André’, batismo de urna para carregar o peso político do pai, hoje é parlamentar com identidade própria. Yandra Barreto Ferreira, escolheu o sobrenome Moura do avô, que seu pai, André Luiz Dantas Ferreira, também assumiu. O saudoso Reinaldo Moura Ferreira partiu sem ver a neta ganhar, com solidez, o mandato de deputada federal mais votada de 2022 em Sergipe.
Por óbvio, que André Moura foi e é fundamental para esse desempenho de Yandra. Suas habilidades de articulação são decisivas, contudo, já vimos com diversos nomes, em diversas eleições, que nem sempre a estrutura, o grupo e o bom marketing são suficientes para emplacar um projeto eleitoral.
O ‘produto’ precisa ser bom, precisa ter qualidades para atrair a atenção da sociedade. Yandra conseguiu. Apesar de ainda um pouco insegura em alguns momentos, a pré-candidata arrumou o discurso, estudou Aracaju, tem carisma e incorporou a imagem de jovem talento com potencial administrativo.
Hoje, consolidada em segundo lugar, observando a média dos resultados divulgados em pesquisas, Yandra atraiu o voto do eleitor que não quer extremismos.
A fase mais crítica da campanha ainda não começou, alguns perguntam: será que ela segue até lá com o mesmo desempenho? Convencerá durante a fase de exposição nos programas eleitorais, entrevistas e debates?
O eleitorado aracajuano sempre surpreende. Mas, se continuar com o desempenho atual, reitero o que já afirmei, brigará de forma contundente por uma vaga no segundo turno, tendo na segunda etapa, numa eventual disputa com Emília, a grande chance de ser a destinatária de novas alianças.
Que comece efetivamente o jogo…
NOTAS DA SEMANA
Guinada importante
A pré-campanha de Luiz Roberto deu uma guinada importante nessa reta final próximo às convenções. Consolidou o apoio de Katarina Feitoza, realizou atos com aliados e obteve falas importantes do governador Fábio Mitidieri, referendando a busca de mais apoios.
Valadares anuncia
O presidente do Solidariedade e ex-deputado federal, Valadares Filho, anunciará ainda esta semana seu apoio a Luiz Roberto. Eles estiveram juntos no aniversário de 90 anos do Sindicato dos Bancários, realizado na última sexta-feira.
Vice nas convenções
O vice de Luiz Roberto só deverá ser anunciado durante a convenção oficial do PDT. A estratégia é continuar dialogando para a definição na última hora. Edvaldo ainda não perdeu as esperanças de ter Danielle como vice, outras opções são Fabiano Oliveira e Valadares Filho.
Danielle e o PSB
A pré-candidata Danielle Garcia terá, esta semana, uma reunião com o presidente estadual do PSB, Zezinho Sobral. A delegada tenta fortalecer sua pré-candidatura com a chegada do partido, que indiciaria o vice, caso Fabiano Oliveira não consiga liberação do Progressistas.
Danielle segue construindo
A pré-candidata Danielle Garcia segue construindo seu caminho rumo à disputa da Prefeitura de Aracaju. Em meio às especulações e articulações, a delegada mantém agenda e esteve ontem no 17 de Março, onde realizou encontro com moradores da localidade para discutir as demandas da população. No grupo de WhatsApp Café com Política, Danielle comentou uma matéria, que, de forma inusitada, informava sua saída do MDB. Ela chamou de “barrigada” e classificou a publicação de “matéria paga”.
Progresso deixa São Cristóvão
A empresa Progresso não opera mais as linhas do município de São Cristóvão. A decisão foi tomada na última sexta-feira, em reunião do Consórcio Metropolitano. Os veículos da empresa estavam sucateados e eram alvo constante de reclamações.
Progresso deixa São Cristóvão II
Adierson Monteiro, dono da Progresso, chegou a participar recentemente de uma sessão na Câmara de Vereadores da cidade, onde criticou Marcos Santana por nunca ter pago subsídio ao sistema de transporte. Sem a existência do Consórcio, e previsão legal, Marcos entendia não haver segurança jurídica para o pagamento. A sessão foi montada pela oposição, numa estratégia de desgaste político para Marcos.
Progresso deixa São Cristóvão III
Por fim, vence o povo que passa a transitar em veículos seguros. Marcos Santana comemorou. “Estou alegre e satisfeito, pois finalmente conseguimos aquilo que estamos lutando há muito tempo. Desde que assumi a Prefeitura, estamos denunciando a falta de respeito que tinham com a nossa gente”.
Marcos Santana veta
Em meio a debates sobre reajustes salariais de autoridades municipais em Sergipe, Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão, destacou-se ao vetar um controverso projeto de lei que propunha aumentos para os cargos de prefeito e vice-prefeito da cidade histórica. Os vereadores queriam salário para o prefeito de R$ 44 mil e R$ 29 mil para o vice. O prefeito anunciou a decisão em vídeo nas redes sociais e disse que o aumento era abusivo.
Emília e o marketing do mal
A pré-candidata Emília Corrêa usou suas redes sociais para denunciar o ‘marketing do mal’. “O marketing do mal trabalha contra nós, mas eu continuarei pregando o bem”, disse a vereadora através de postagem no Instagram. A Domingueira questionou a assessoria da pré-candidata sobre a motivação da denúncia.
Emília e o marketing do mal II
Segundo a assessoria, um ‘perfil falso’, com pré-nome de Marta, foi criado no Instagram para disparar críticas a Emília. A tal Marta também estava compartilhando o que postava, na suposta conta falsa, através do WhatsApp. Recebemos prints com provas da ação. Uma matéria compartilhada faz análise de que Ricardo Marques é mais preparado do que Emília e, por isso, deveria ser o pré-candidato a prefeito.
Congelamento do IPTU
A pré-candidata Emília Corrêa lançou a proposta de congelamento do IPTU. Segundo a assessoria da vereadora, a proposta foi estudada por técnicos, é legal e já foi aplicada em outros municípios, a exemplo de Porto Alegre (RS) e Guarulhos, na Grande São Paulo.
Instabilidade em Capela
A sucessão de Silvany Mamlak em Capela tem clima de instabilidade para o agrupamento da prefeita e do deputado estadual Cristiano Cavalcante. Às vésperas das convenções, a decisão de retirar Rodrigo Sobral e lançar Júnior Tourinho foi muito criticada. O vice-prefeito e pré-candidato à reeleição Toninho Arimatéa rompeu e deixou o agrupamento.
Instabilidade em Capela II
A prefeita Silvany e o deputado Cristiano Cavalcante realizaram encontro do agrupamento para oficializar Júnior Tourinho e anunciar Alexandro Nascimento como pré-candidato a vice, substituindo Toninho Arimatéa. No encontro, Rodrigo Sobral não estava presente, apesar de ter dito em carta que não abandonaria o agrupamento.
Instabilidade em Capela III
Circula nos bastidores, que Toninho e Rodrigo não irão anunciar apoio a Isadora Sukita, porém cruzarão os braços e liberarão pessoas que lhes são fiéis para seguirem o caminho que quiserem. Sukita está numa euforia só com esse clima de incertezas.
Instabilidade em Capela IV
O próximo capítulo agora será o cumprimento dos prazos de descompensação. Júnior Tourinho estava como secretário de Obras, resta saber se já havia deixado o cargo no prazo correto. Dizem que sim. No Diário Oficial de Capela, a Domingueira não conseguiu acessar a informação.
Não decolou e fim de linha
A verdade para a mudança é que Rodrigo Sobral não decolou. Perdia em todos os levantamentos de consumo interno. Muitos consideram que, para ele, é fim de linha na política. Ele estava como vice-prefeito de General Maynard e renunciou para se dedicar ao projeto de Capela.
Alberto animado na Barra
O prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, está muito animado com a pré-campanha. Apesar de recente pesquisa divulgada, o grupo de Alberto não deu crédito ao levantamento e acredita nas pesquisas internas que mostram, segundo fonte, uma queda vertiginosa de Airton Martins. A disputa será acirrada, garantem aliados de Alberto.
Saramandaia x Bole-bole
A rivalidade histórica em Lagarto vai dando lugar ao debate sobre gestão e o futuro da cidade. Basta olhar as pré-campanhas de Sérgio Reis e Rafaela Ribeiro. Os mais apaixonados irão para o discurso agressivo, a militância paga vai fazer zoada na internet, faz parte. O que os dois entenderam, ou foram levados a entender, é que, baseado em pesquisas qualitativas, a maioria da sociedade lagartense não quer saber de tradição e bate-boca, e sim de quem está mais preparado para gerir a cidade pelos próximo quatro anos.
Convenção PSD de Lagarto
A convenção do PSD de Lagarto, que deverá oficializar Sérgio Reis, será realizada no próximo dia 21. O evento contará com a presença do governador Fábio Mitidieri e do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.
Atentado à democracia
O atentando ao ex-presidente Donald Trump deve ser considerado um atentado à democracia. A democracia deve ser defendida para qualquer Nação. O ato deve ser refletido como consequência da polarização violenta que o mundo tem vivido. Não são as ideologias que devem ser reprimidas, mas sim os extremismos dos que tentam o poder se prestando à violência.
Atentado à democracia II
O ato gerou repugnância de líderes mundiais. Aqui no Brasil, o presidente Lula se solidarizou e repudiou. O vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara, Arthur Lira, e outros, foram na mesma linha. Já Bolsonaro, aproveitou para pregar a vitória de Trump nas eleições americanas. Lamentável. Na democracia, a defesa da vida deve ser mais importante do que a defesa de um processo eleitoral.
Tribunal de Contas de olho
O Tribunal de Contas do Ceará está de olho em 17 prefeituras que estariam extrapolando gastos com pessoal neste ano eleitoral. Em Sergipe, o município de Lagarto se destaca pela quantidade de contratações e um concurso que é muito criticado por salários baixos. Bem que o TCE de Sergipe poderia agir da mesma forma.