Política
- Início •
- Blog
Sindipema quer ser ouvido antes que reajuste seja enviado à Câmara de Aracaju
Da redação
01/06/2023
Na manhã desta quinta-feira, 1°, o presidente do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Obanshe Severo, concedeu entrevista para o Jornal da Fan, na rádio Fan FM. Questionado sobre a divulgação do reajuste salarial para os servidores públicos municipais, Severo foi enfático ao expressar o descontentamento da categoria com o anúncio realizado pela Prefeitura de Aracaju.
“O anúncio do prefeito não agradou a nenhuma categoria. A única tabela que Edvaldo apresentou, foi a tabela do magistério. Em nenhum ano de suas gestões ele cumpriu a lei do piso e o Projeto de Lei sequer foi para a câmara dos vereadores”, afirmou.
Na oportunidade, o presidente relembrou ainda que, desde 2017, a categoria não recebia reajuste salarial, mesmo com a inflação crescente nos últimos anos.
“De 2017 a 2021, ficamos sem qualquer tipo de reajuste salarial. Somente em 2022, quando voltamos para as ruas, foi realizado um reajuste de 5%, que representava metade da inflação do mesmo ano. Este ano, o reajuste foi de 7,5%, sendo que a porcentagem anunciada pelo MEC foi de 14,95%”, explicou.
Severo destacou também a inércia no valor do piso dos profissionais de ensino, que desde 2016, não sofre alteração.
“O piso aqui em Aracaju ainda é o de 2016 e essa foi a última vez que o valor teve movimentação. Infelizmente a Lei do Piso não está sendo respeitada no nosso município”, constatou o presidente.
Indagado sobre as ações da categoria frente ao encaminhamento da lei para a Câmara Municipal, prevista para acontecer ainda no início da próxima semana, o dirigente da Sindipema foi enfático.
“Com a mobilização da Guarda Municipal e dos agentes de mobilidade da SMTT, uma mesa de negociação foi aberta e nós esperamos que ela continue assim, para que sejamos recebidos antes mesmo do envio da proposta do projeto para a Câmara dos Vereadores”, finaliza.